Lisboa |
Jubileu da Catequese da Vigararia de Alenquer
‘Carimbar’ os “Passaportes da Misericórdia”
<<
1/
>>
Imagem

No passado sábado, dia 29 de outubro, a catequese da Vigararia de Alenquer celebrou o Jubileu do Ano da Misericórdia. Tratou-se de uma peregrinação que levou ao Santuário Jubilar da Merceana perto de 800 crianças e jovens e respetivos catequistas desta vigararia.

 

Esta peregrinação, na verdade, foi um percurso que estas crianças e jovens iniciaram, não nesse dia, mas na Quaresma deste ano quando, aceitando viver o desafio lançado pelo Papa Francisco de viver as obras de misericórdia, tendo-lhes sido entregue o “Passaporte da Misericórdia”. Ao longo de cada semana da Quaresma e da Páscoa, foi-lhes apresentada uma obra de misericórdia, a qual foi, esforçadamente, cumprida por eles, de acordo com a capacidade de cada faixa etária. A peregrinação de sábado passado foi, assim, o final deste caminho. O atravessar a Porta da Misericórdia, a meta alcançada, através do seu esforço e empenho ao longo deste tempo.

Crianças e jovens, com os respectivos catequistas, de cada uma das 22 paróquias desta vigararia, rumaram à Merceana. A oração inicial, que se realizou junto ao Centro Pastoral, foi o ponto de partida para esta jornada. De seguida, as crianças e os jovens, distribuídos por grupos de acordo com a sua faixa etária, seguiram a pé para os diversos locais onde se encontravam oradores que, no seu dia-a-dia, se dedicam a realizar obras de misericórdia, à sua espera para falar das suas experiências pessoais.

Estiveram presentes a enfermeira Fátima Oliveira e uma psicóloga da Casa de Saúde do Telhal, para falar sobre “Cuidar dos Doentes”; a Vânia Moura, na sua personagem Vanocas, para explicar como “Consolar os Tristes”; animadores do Pré-Seminário para “Rezar por vivos e defuntos”; e, por fim, Jaime Simplício, co-fundador do Cordão da Amizade, da Renascença, para apresentar as obras “Dar de comer e quem tem fome” e “Vestir os nus”.

No segundo momento desta peregrinação, crianças e jovens dirigiram-se para o Santuário Jubilar da vigararia onde, depois de passarem a Porta da Misericórdia, numa igreja a transbordar de meninos e da sua alegria, viveram o maior sinal da Misericórdia de Deus: a celebração da Eucaristia.

A peregrinação terminou com o momento em que foram carimbados os “Passaportes da Misericórdia”, ou “Vistos”, a cada uma destas crianças e jovens, como sinal físico e visível de uma jornada espiritual que cada um deles, por si mesmo e na sua vivência em Igreja, fez ao longo destes meses até passar a porta.

texto por Margarida Morato da Costa, coordenadora da Catequese da Vigararia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES