Lisboa |
Jubileu dos Reclusos em Roma com 80 portugueses
“Todos podemos errar”
<<
1/
>>
Imagem
A delegação portuguesa ao Jubileu dos Reclusos incluiu um preso do Estabelecimento Prisional de Custóias, em Matosinhos, e quatro ex-reclusos. Na Missa, o Papa Francisco pediu para não se apontar apenas o erro, mas a possibilidade do perdão.

 

“Queridos reclusos, é o dia do vosso jubileu. Que hoje, diante do Senhor, se reacenda a vossa esperança. Às vezes, uma certa hipocrisia impe a ver em vós apenas pessoas que erraram, para quem a única estrada é o cárcere. Cada vez que entro numa prisão pergunto-me: porquê eles e não eu? Todos temos a possibilidade de errar”, sublinhou o Papa, Francisco, dirigindo-se a atuais e antigos reclusos de 12 países, incluindo de Portugal, presentes na Basílica de São Pedro, em Roma.

O coordenador da Pastoral Penitenciária, padre João Gonçalves, salientou à Renascença que os reclusos sentem muita “estima e admiração” por Francisco, “pelo modo como o Papa tem falado tantas vezes dos presos e para os presos”.

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes, responsável pela Pastoral Penitenciária nacional, acompanhou a comitiva portuguesa nesta peregrinação, que teve como lema ‘Estive preso e vieste visitar-Me’. O grupo de cerca de 80 peregrinos portugueses era constituído por católicos de várias dioceses portuguesas, visitadores prisionais, familiares de reclusos e ex-reclusos, um recluso e quatro ex-reclusos.

fotos por www.flickr.com/iubilaeummisericordiae
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES