Lisboa |
‘Joga-se aqui o essencial – Um olhar sobre o que somos’, de D. Manuel Clemente
“Esperança é a criação do futuro. Não nos esgotamos no presente”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa defendeu a importância da esperança como alicerce da construção de um futuro e para ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, porque o homem não se esgota no presente. Foi na apresentação do seu novo livro, ‘Joga-se aqui o essencial – Um olhar sobre o que somos’.

 

“A esperança é a criação do futuro. Sabemos que não nos esgotamos no presente, nem tudo aquilo que temos como projeto nem mesmo aquilo que nos amachuca como opressão. As coisas não acabam aqui. A esperança move-nos no futuro e é muito alimentada pela esperança dos outros. Quem convive com os textos evangélicos e com a própria esperança de Jesus Cristo, ainda mais, porque como diz um amigo meu: ‘a brincar, a brincar, já lá vão dois mil anos de garantia”, afirmou o cardeal, durante a sessão que decorreu Universidade Católica, em Lisboa, no dia 14 de novembro.

Na apresentação da obra, publicada pela editora Assírio & Alvim, várias personalidades públicas foram também convidadas para falar sobre D. Manuel Clemente. Jaime Gama, Fernando Ulrich, Paula Moura Pinheiro, António Lobo Xavier, José Manuel Pureza, Artur Santos Silva, entre outros, elogiaram o homem, o pastor, o intelectual, a sua abertura, profundidade e sensatez, um homem de referência em tempos confusos, que sabe orientar com simplicidade, figura maior na vida da Igreja e da sociedade. O Cardeal-Patriarca confessou o seu “embaraço” perante os elogios, que ao mesmo tempo também o deixaram “muito surpreendido e responsabilizado”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES