Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Reze pelo Sínodo
<<
1/
>>
Imagem

Na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, tem início a Assembleia Sinodal do Sínodo Diocesano de Lisboa. Até ao dia 4 de dezembro, cerca de 140 pessoas, entre clero, religiosos e leigos, vão refletir sobre a Igreja que somos e os caminhos a traçar para a Igreja diocesana de Lisboa.

Depois de um caminho de cerca de dois anos, envolvendo milhares de pessoas, em comunidades paroquiais, religiosas, movimentos, e outros, de modo individual ou não, em que se procurou refletir com base na Exortação Apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ do Papa Francisco, foi elaborado um documento que já foi objeto de análise e sujeito a observações. Este Domingo, 27 de novembro, na celebração de início do Sínodo Diocesano, que se realiza na Sé Patriarcal, vai ser entregue aos participantes convocados para a Assembleia Sinodal um novo documento que vai ser o objeto de trabalho dos próximos dias na Casa de Espiritualidade do Turcifal. Após um momento de partilhas individuais, haverá espaço para encontro por grupos de trabalho, onde será analisado, ponto por ponto, este documento que é fruto do trabalho de todos nos últimos dois anos. Com as observações, sugestões e alterações, este documento será sujeito a aprovação pela Assembleia Sinodal. A partir de todo este trabalho realizado em ambiente sinodal, o nosso Bispo, Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, irá apresentar, depois, nos dias seguintes, um texto programático que terá a designação de ‘Constituições Sinodais’ . A partir de todo este trabalho, mas sobretudo com todo o trabalho sinodal, ou seja, conjunto, que até aqui já se realizou, pretende-se, sobretudo, encontrar caminhos para concretizar o sonho que o Papa Francisco nos deixou e que foi mote de toda esta caminhada sinodal: ‘O sonho missionário de chegar a todos’.

Porém, tudo isto não é obra dos homens, mas de Deus. Como tal, precisa da oração de todos. É este o convite que aqui deixo aos leitores deste jornal: que nos possam acompanhar, sobretudo e de forma mais intensa entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, com a oração oficial do Sínodo, que pode encontrar na página anterior, nesta edição. Diariamente, o Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa vai dando a conhecer o desenrolar dos trabalhos e irá transmitir, em direto, a oração diária de Vésperas para que todos possamos estar em comunhão.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES