Lisboa |
28ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz
“Isto é uma obra que tem um mérito monumental”
<<
1/
>>
Imagem

O Presidente da República participou na 28ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, alertando para o número de sem-abrigo que “continua muito elevado” e constituiu um problema “particularmente grave em Lisboa”. Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda o trabalho desta instituição tutelada pelo Patriarcado.

 

Na cantina da Cidade Universitária, em Lisboa, o Presidente da República considerou que “a primeira coisa fundamental é fazer diminuir a pobreza e ultrapassar o período de crise”. No passado dia 18 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que os sem-abrigo “aumentaram no tempo de crise, porque aí a pobreza aumenta”. “À medida que nós vamos saindo da crise, eu espero que também o número de sem-abrigo diminua, porque há mais gente com emprego e com outras hipóteses de vida”, lembrou.

Depois da visita no primeiro dia da 28ª Festa de Natal, na sexta-feira, 16 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença pela segunda vez nesta iniciativa da Comunidade Vida e Paz, instituição particular de solidariedade social (IPSS), tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que apoia sem-abrigo e outras pessoas em situação vulnerável. “Isto é uma obra que tem um mérito monumental, porque, ano após ano, mobiliza milhares de pessoas, sobretudo jovens, para um problema que é um problema de todos, mas que é um problema aqui particularmente grave em Lisboa”, considerou.

Tal como em anos anteriores, o último dia da Festa de Natal ficou marcado pela Eucaristia presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Este ano há ainda a realçar o aumento do número de convidados acolhidos no Espaço Aberto ao Diálogo, segundo um comunicado da Comunidade Vida e Paz. “No segundo dia de Festa contabilizou-se a presença de 592 convidados, não só pessoas em condição sem-abrigo, mas também famílias carenciadas. Além do aumento do número convidados e voluntários entre o primeiro e o segundo dia da Festa, também se registou um aumento muito considerável dos acolhidos pelos nossos técnicos no Espaço Aberto ao Diálogo, uma das áreas mais relevantes tendo em conta a missão da Comunidade Vida e Paz”, salienta a nota, frisando que “esta área registou, no segundo dia, 61 atendimentos, em contraste com os 34 verificados em 2015”. “As outras áreas da Festa também apresentaram, de um modo geral, um crescimento significativo. A área da Saúde registou 174 rastreios, 110 consultas e mais de 40 pessoas passaram pela Medicina Dentária. A área da Cidadania realizou 103 atendimentos. Serviram-se, na área da Alimentação, 1204 refeições e 414 lanches. Foram atendidos 433 convidados na área da Roupa, a quem foram proporcionados também 130 atendimentos no Barbeiro e 48 duches”, acrescenta a instituição do Patriarcado de Lisboa, referindo-se ao segundo dia da 28ª Festa de Natal, que teve como lema ‘Porque o Natal é em Família’.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES