Lisboa |
Mário Soares (1924-2017)
Cardeal-Patriarca destaca “contributo notável” para a democracia
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que Portugal deve “muito” a Mário Soares, antigo Presidente da República Portuguesa falecido dia 7 de janeiro, sobretudo nos “anos de implementação da democracia”.

 

À Agência Ecclesia, D. Manuel Clemente sublinhou o “contributo notável e irrecusável” do político, considerando que este é um tempo “para agradecer e enaltecer” o seu papel para o “estabelecimento da democracia em Portugal”. As instituições democráticas em Portugal, como “felizmente” existem hoje, devem “muito” a Mário Soares, “sobretudo nos anos de implementação da democracia nos anos 70” do século XX.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa exprimiu “uma homenagem agradecida a quem, ao longo de uma vida de 92 anos, muito ajudou a implementar a democracia e os seus valores no nosso país”. Assinada pelo secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, a breve nota reconhece “a dedicação que Mário Soares teve como presidente da Comissão da Liberdade Religiosa [2007-2011], instituída para a defesa da liberdade de consciência, de religião e de culto de todos os cidadãos”. “Nessas funções, defendeu os princípios de liberdade, igualdade, cooperação, respeito e tolerância entre todas as religiões legalmente reconhecidas no nosso país”, refere o texto.

Como Presidente da República, Soares recebeu o Papa João Paulo II na viagem que o santo polaco fez a Portugal, em 1991; antes, a 27 de abril de 1990, realizou uma visita oficial ao Vaticano. O jornal ‘L'Osservatore Romano’, do Vaticano, escreveu na edição de dia 9 que Mário Soares foi “uma das principais figuras políticas do socialismo português e europeu” e “protagonista da vida pública” durante 40 anos.

foto por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES