Lisboa |
Filme de Martin Scorsese
‘Silêncio’ acompanhado de programa cultural
<<
1/
>>
Imagem
Video

O papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião vão estar em destaque no programa cultural por ocasião da estreia do filme ‘Silêncio’.

 

Com a chegada do filme ‘Silêncio’ a Portugal, o Museu do Oriente, o Museu de São Roque, a FNAC e a Universidade Nova de Lisboa vão ser palco de um vasto programa cultural, desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus. No Museu do Oriente, após a conferência de dia 11 ‘Portugal e o Japão: história de um sucesso malsucedido’, foram organizadas visitas guiadas gratuitas à exposição sobre a presença portuguesa na Ásia, que decorrem aos sábados, dias 14, 21 e 28 de janeiro, às 16h00. “Peças selecionadas servirão de ponto de partida para explorar diferentes perspetivas da história do relacionamento entre Portugal e o Japão e o seu legado”, refere um comunicado.

No Museu de São Roque vai estar patente, 19 de janeiro a 19 de fevereiro, a exposição ‘Japão: a última carta de um mártir’, que retrata o “tema do martírio e tem como mote o testemunho de Miguel Carvalho, o jesuíta português que já foi beatificado e que é contemporâneo dos portugueses retratados no filme de Scorsese”.

Dia 22 de janeiro, às 10h00, é organizado um percurso pedestre, ‘Silêncio: pelos caminhos de Cristóvão Ferreira, em Lisboa’, com ponto de encontro na portaria do Hospital de São José (antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo). “O itinerário pelos lugares da Companhia de Jesus em Lisboa leva-nos a conhecer a importância que esta congregação religiosa, fundada em 1540 por Inácio de Loiola, teve na sociedade e cultura portuguesa. Do antigo noviciado da Cotovia, passando pela Casa Professa de São Roque, à aula da esfera em Santo Antão-o-Novo, terminando na Ribeira de Lisboa, este percurso permite ir ao encontro de memórias e lugares passados que ainda hoje moldam o presente. Foram também estes alguns dos passos de Cristóvão Ferreira (personagem do filme) em Lisboa”, frisa a nota, realçando ainda a visita temática guiada ao Museu e Igreja de São Roque sobre os mártires do Japão, que decorre dia 6 de fevereiro, às 15h00.

A FNAC Chiado, em Lisboa, no dia 17 de janeiro, recebe também uma exposição: “Um Urban Sketcher jesuíta português e uma Urban Sketcher japonesa juntaram-se para ilustrar, nos seus blocos de papel, o trailer do filme Silêncio. O resultado deste trabalho conjunto do Padre Nuno Branco, SJ com a artista japonesa Kumi Matsukawa será exposto”.

A 27 de janeiro, pelas 18h00, no Auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (polo de Campolide), decorre a tertúlia ‘Fé: Silêncios e Limites’, um encontro de reflexão e debate sobre os limites existenciais e espirituais da fé, especialmente dirigido aos mais jovens e com intervenções de Carla Rocha, Henrique Raposo, Jacinto Lucas Pires e do padre Pedro Rocha Mendes, SJ.

 

Sinopse de ‘Silêncio’

Estreia esta semana, dia 19 de janeiro, nas salas de cinema portuguesas, o filme ‘Silêncio’, de Martin Scorsese, que adapta o romance homónimo de Shusaku Endo sobre a tumultuosa história do cristianismo no Japão, abordando as complexidades da fé num contexto particular da história de Portugal – o das missões evangélicas jesuítas no Japão do século XVII.

“No século XVII, dois padres jesuítas vindos de Portugal – Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver) – viajam até ao Japão, sob ordens da Igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. O par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos”, refere a sinopse de ‘Silêncio’, salientando que este é “um dos mais aguardados filmes do ano, e terá particular impacto em Portugal, uma vez que retrata um período importante da história nacional, pela mão de um dos mais consagrados realizadores de Hollywood”.

Nas palavras do realizador Martin Scorsese, “‘Silêncio’ é a história de um homem que aprende de forma dolorosa que o amor de Deus é mais misterioso do que ele acreditava; que Ele dá ao Homem mais liberdade na sua condução do que nós supúnhamos; e que Ele está sempre presente… mesmo no Seu Silêncio”.

Para a revista Time, ‘Silêncio’ é “um dos melhores filmes do ano”, enquanto a Time Out refere ser “um filme desesperadamente necessário” e a revista Variety sublinha ser “uma belíssima viagem espiritual”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES