Missão |
Desafio da FEC – Fundação Fé e Cooperação
Caminhada Internacional pela Mudança
<<
1/
>>
Imagem

Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração. (Papa Francisco, Encíclica Laudato Si')

 

O cuidado da Casa Comum

Vivemos num mundo em constante transformação, a nível social, demográfico, económico e também político. No entanto, esse progresso é acompanhado de uma profunda onda de desigualdade, transformando a sociedade atual mais individualista e consumista. E é da própria sociedade que tem de vir um esforço para a alteração dos hábitos que comprometem a sustentabilidade das gerações futuras e também as do momento presente. 2017 não pode ser apenas mais um ano. O Mundo, o nosso Planeta Terra, a nossa Casa Comum precisa de MAIS. Juntos, conseguimos alterar este cenário e caminhar rumo a um mundo mais inclusivo e sustentável.

É neste contexto que a FEC – Fundação Fé e Cooperação, no arranque do novo ano, lança o desafio de uma grande Caminhada Pela Mudança de Estilos de Vida, inspirada na Encíclica Laudato Si´ - Sobre o Cuidado da Casa Comum, preparando simultaneamente a visita do Papa Francisco ao nosso país nos dias 12 e 13 maio. Esta jornada de sensibilização e mobilização foi pensada para todos, de todas as religiões e crenças, e que se interessam pelo Cuidado da Casa Comum, que a todos, sem exceção, diz respeito.

 

Uma caminhada em três momentos

O primeiro de três momentos de participação na Caminhada Pela Mudança consiste num itinerário de reflexão e conversão ecológicas a nível individual e/ou comunitário, de janeiro a maio, apoiado no Guião Pela Mudança (in www.walkforchange.net): em cada mês, somos desafiados a concretizar pequenas – mas grandes! – ações em diferentes áreas de intervenção – Energia, Água, Alimentação, Transportes e Espaços Públicos –, protagonizando uma viagem de mudança de vários passos – Conhecer, Cuidar, Integrar, Mudar, Dialogar, Contagiar. Um tempo especial para pensar e transformar o(s) nosso(s) metro(s) quadrado(s), de forma muito simples e prática, motivados pela Encíclica Laudato Si’.

Testemunhos de estilos de vida (cada vez mais) sustentáveis, vindos de vários pontos do país e da Europa, poderão ser enviados para walkforthechange@gmail.com e/ou partilhados no Facebook e Twitter com as hashtags sugeridas no guião.

A par desta caminhada interior, transformadora de cada um de nós e de quem e do que está à nossa volta, serão percorridos de bicicleta, em diferentes lugares, vários quilómetros pela Mudança. Todos são convidados a participar nos “Km pela Mudança” e a ajudar o conta-quilómetros a não parar (inscrições em https://goo.gl/PJsUx2).

O segundo momento de participação na Caminhada Pela Mudança consistirá no Acampamento Laudato Si’ em ação, encontro de partilha internacional, de três dias na Associação Casa Velha, Ourém, de 9 a 12 Maio. Esta será uma experiência de vida simples e sustentável, de Cuidado da Casa Comum, com tempos de oração, trabalho na quinta, workshops, festa com a aldeia, partilha de vida e de responsabilidades, e ainda de planeamento dos próximos passos (ver programa preliminar no Guião). O Encontro promete revelar o que se fez pelo mundo fora durante a Caminhada e o que se anda a fazer em Portugal em várias áreas dos temas em questão.

Por fim, o terceiro momento será a Caminhada internacional pela mudança, de Ourém a Fátima, a 12 de maio, ao encontro do Papa Francisco. A Caminhada é aberta a quem quiser juntar-se a um grupo que contempla para já vários participantes de Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria e Suíça (inscrições em https://goo.gl/7Sg6j3, até dia 30 de abril).

 

Uma mudança pessoal para o bem comum

De janeiro a maio, tempo para parar e ver como está a nossa vida, a nossa casa… e que mudanças devo eu e devemos nós, mundo inteiro, fazer para conseguirmos uma verdadeira casa comum, com lugar para todos, no presente e no futuro.

A Caminhada pela Mudança integra o projeto Juntos pela Mudança – Ação conjunta por estilos de vida sustentáveis, uma iniciativa da Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade e CIDSE (rede de agências católicas para o desenvolvimento de 17 países da Europa e América do Norte), com o apoio do Instituto Camões.

texto por Catarina António, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES