Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de Cheleiros
Uma Visita Pastoral “muito necessária”
<<
1/
>>
Imagem
O pároco de Cheleiros não tem dúvidas: “Uma das paróquias que mais precisava da Visita Pastoral era a Paróquia de Cheleiros. Como pároco, sentia isso… nós somos uma paróquia pequena, com uma população bastante idosa e com poucas pessoas que participam na vida da Igreja”.

 

Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o padre Manuel Custódio Langane realça que, normalmente, tem “cerca de 25 a 30 pessoas na Missa dominical, o que é mesmo muito fraco”. Em Cheleiros vivem menos de 1500 pessoas. “Na catequese estamos sem crianças, a média são 10-12 crianças, em três volumes, apesar de termos boas catequistas, empenhadas”, aponta. O padre Custódio destaca, no entanto, “os cristãos do movimento Cursilhos de Cristandade, que têm mantido a paróquia viva e a funcionar”, bem como “os casais das Equipas de Nossa Senhora”. Cheleiros é uma paróquia com quatro comunidades: a da igreja paroquial, Carvalhal, Rebanque e Valverde. “A vinda do senhor Bispo D. José Traquina mexeu com as comunidades e os lugares da paróquia. Notei que muita gente que não ia à Missa durante a semana foi nestes dias”, refere o pároco, destacando também “a visita aos doentes e familiares”.

No almoço de encerramento da Visita Pastoral, com toda a paróquia, foi homenageada a ‘Menina Guiomar’ [na foto], pelos 60 anos de dedicação à Paróquia de Cheleiros. “Participou muita gente que não costuma frequentar a igreja, mas que se quis encontrar com o senhor Bispo. Isso significa que estas pessoas têm necessidade de um contacto com a Igreja. A Visita Pastoral foi um fortalecer na fé”, destaca o pároco de Cheleiros.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Gil Filipe
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES