Lisboa |
Universidade Católica Portuguesa
Meio século com os olhos no futuro
<<
1/
>>
Imagem
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinalou50 anos de história, com o Magno Chanceler da instituição a salientar a importância dos alunos e antigos alunos.

 

“O melhor que a Universidade Católica tem são os dezenas de milhares de licenciados, de mestres, de doutores que, em Portugal e nos quatro cantos do mundo, transportam o que começaram a aprender e também uma experiência de conhecimento mútuo”, referiu D. Manuel Clemente, aos jornalistas, após a sessão académica, no passado dia 3 de fevereiro. Para o Cardeal-Patriarca, “se a UCP puder ser o laboratório de uma cultura integrada, presta um enorme serviço à sociedade portuguesa”, acrescentou, referindo também o reconhecimento que o Estado e a sociedade devem ter para com a UCP, pelo percurso que faz “só por si”, sem apoios públicos.

A reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, anunciou que vão ser apresentados dois estudos por ocasião dos 50 anos da instituição, um sobre a História da Universidade Católica Portuguesa, coordenado e dirigido por Manuel Braga da Cruz, e o ‘Católica 50’, sobre o “contributo efetivo da UCP para a criação de riqueza em Portugal”. “Cumprimos, com confiança, 50 anos de transferência de conhecimento, 50 anos de internacionalização, 50 anos de qualidade de ensino e investigação. E ambicionamos muito mais”, sublinhou.

Nesta sessão académica, que marcou o início das celebrações dos 50 anos da UCP, foram homenageados beneméritos, entregues cartas doutorais e distinguidos os colaboradores há 25 anos na instituição. O Dia da Universidade Católica Portuguesa, que se assinala em todo o país no primeiro Domingo de fevereiro (5 de fevereiro), teve este ano como lema ‘Construir a Cultura do Encontro’.

fotos por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES