Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de Enxara do Bispo
“A santidade é a nossa vocação”
<<
1/
>>
Imagem
Enxara do Bispo é uma paróquia rural, com menos de dois mil habitantes (1740, segundo os Censos de 2011), que D. Joaquim Mendes visitou de 14 a 19 de fevereiro e onde deixou um convite à santidade de vida.

 

“Cuidemos deste «templo de Deus» que somos. Não deixemos que nada nem ninguém nos separe de Cristo e do seu amor que nos santifica; que nada nem ninguém destrua o templo de Deus que somos. Cuidemos da nossa pertença a Cristo. Cultivemos a santidade de vida com a escuta da Palavra, a oração, a participação na Eucaristia, a comunhão, o perdão, a misericórdia, e a fraternidade entre nós e com todos”, apelou o Bispo Auxiliar de Lisboa, na Missa de encerramento da Visita Pastoral, na manhã do passado Domingo, dia 19. Nesta celebração na igreja paroquial, D. Joaquim Mendes sublinhou que a santidade é a vocação do cristão. “Precisamos de descobrir a força do amor cristão, que é a nossa grande «arma» para combater a violência e para transformar o mundo. Precisamos de trazer para a vida e para o mundo este amor, o amor de Cristo, o amor com que Cristo nos amou e nos ama”, apontou.

Ao longo de cinco dias, o Bispo Auxiliar do Patriarcado visitou todas as comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Enxara do Bispo, segundo referiu ao Jornal VOZ DA VERDADE o pároco, padre Quintino da Silva. “O senhor Bispo visitou a comunidade da igreja paroquial mas também Vila Pouca, Venda das Pulgas, Ervideira, São Sebastião e Enxara dos Cavaleiros. Houve adesão dos vários lugares, onde ficávamos desde antes das 11 da manhã até depois das 8 da noite, em convívio. O senhor D. Joaquim andou em todas as capelas e houve uma mobilização e uma interação entre as várias capelas e com a paróquia”, assinala o sacerdote, de 54 anos, fazendo um balanço “muito, muito positivo” da presença de D. Joaquim Mendes na paróquia.

texto por Diogo Paiva Brandão

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES