Lisboa |
Início da Semana Nacional Cáritas
“A caridade traduzida em serviço”
<<
1/
>>
Imagem
Na Missa de início da Semana Nacional Cáritas (12 a 19 de março), o Bispo Auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, destacou a ação da Cáritas que apoia em Portugal mais de 160 mil pessoas.

 

“Registamos o apreço pelas muitas dezenas de pessoas, colaboradores e voluntários, que nas Cáritas se entregam ao serviço pela causa da promoção das pessoas, das famílias e do bem comum. É a caridade traduzida em serviço”, apontou o prelado, na celebração que decorreu na igreja da Portela, no passado Domingo, 12 de março.

Lembrando que “a Cáritas expressa a preocupação social da Igreja em relação à sociedade, de forma muito abrangente”, D. José Traquina referiu que a ação da Cáritas se identifica em “apoiar pessoas e famílias nas mais diversas situações de necessidade”. “Através da Cáritas, a generosidade dos portugueses chegou ao Sri Lanka, à República Dominicana e Haiti, a Moçambique. No ano passado, salienta-se o apoio aos refugiados no Líbano e na Síria. E entre nós, o apoio às famílias atingidas pelos fogos no verão: na recuperação de seis habitações, no apoio a pequenas empresas que asseguram 26 postos de trabalho e o apoio a 180 criadores de gado que ficaram sem alimento para os seus animais”, frisou, destacando ainda que “atualmente, em conjunto, a Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesanas, em Portugal, acompanham e apoiam uma média de 160 mil pessoas”.

Sobre o peditório público, que decorre até este Domingo, o Bispo Auxiliar de Lisboa considerou que, “para além da importância do valor da receita, o peditório é uma oportunidade para promover o valor da solidariedade e da confiança”.

Na sua homilia, D. José Traquina destacou ainda o tema da Semana Cáritas, ‘Família Construtora da Paz’. “Numa família onde se educam os filhos a serem pessoas de paz, os pais são construtores da paz, promovendo um ambiente de fraternidade. O tesouro é o amor. Uma família é, assim, um grande bem para a edificação duma sociedade onde dê gosto viver”, sublinhou.

 

________________

 

‘Família Construtora de Paz’

A Paróquia de São Romão de Carnaxide, na Vigararia de Oeiras, está a receber as diversas iniciativas da Semana Nacional Cáritas (12 a 19 de março), com o lema ‘Família Construtora da Paz’, organizadas pela Cáritas Diocesana de Lisboa. Neste sábado, 18 de março, a manhã é dedicada ao ‘Cáritas +Próximo’ e, entre as 15h00 e as 18h00, decorre a ‘Caminhada Cáritas’, que termina com a Eucaristia, às 18h30. No Domingo, 19 de março, acontece, às 17h30, a atividade ‘Desenhar a Cáritas e a Paz’ e também ‘Cáritas e Catecumenado’, com catequese de jovens e adultos.

 

________________

 

Mensagem de D. Manuel Clemente na Semana Nacional Cáritas

A Semana Nacional Cáritas, que agora começa, pede a nossa especial atenção para o apoio às famílias nas dificuldades económicas que continuam a enfrentar.

Esta iniciativa anual reforça uma atitude que há de ser permanente, de atenção solidária a problemas que, sendo de outros, são nossos também, de todos e de cada um de nós.

Correspondamos generosamente, quer com maior envolvimento corresponsável, quer com a contribuição material no peditório que se faz nestes dias, graças à colaboração de tantos voluntários.

A nossa Cáritas Diocesana de Lisboa inclui-se ativamente neste propósito, com todo o apoio que nos merece. No “site” do Patriarcado de Lisboa estão disponíveis informações globais e concretas sobre as suas atividades nos últimos três anos, bem como sobre os seus projetos para o futuro.

Em plena Quaresma, a Semana Cáritas leva-nos ao essencial cristão: a Deus e aos outros, onde Ele urgentemente nos espera.

 

Lisboa, 12 de março de 2017

+ Manuel Clemente

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES