Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Ver a mão de Deus na história
<<
1/
>>
Imagem

Na passada segunda-feira, a Sala de Imprensa da Santa Sé fez o anúncio oficial do programa da peregrinação do Papa Francisco a Fátima, para participar nas comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, nos dias 12 e 13 de maio. De acordo com o programa apresentado, o Papa Francisco não chega a estar 24 horas em Portugal e esta sua visita assume-se com um carácter não de visita de Estado mas de quem se faz peregrino para rezar com Maria, junto dos cerca de meio milhão de peregrinos que são esperados em Fátima. Meio milhão e muitos mais que, através dos diversos meios de comunicação social e das plataformas oficiais da visita, podem associar-se a estas comemorações e à oração presidida pelo Santo Padre.

Recentemente foi apresentado um hino, com uma roupagem jovem e moderna, para a visita papal, com letra do padre José Tolentino Mendonça e música de João Gil; foi colocado online o site oficial (www.papa2017.fatima.pt) onde são disponibilizadas todas as informações sobre Fátima, a sua mensagem, bem como diversos aspectos e pormenores sobre a visita papal. Há uma presença forte em diversas redes sociais e, com vista a uma abordagem pastoral sobre a temática de Fátima, depois da Carta Pastoral ‘Fátima, Sinal de Esperança para o Nosso Tempo’, escrita pelos bispos de Portugal, estão a ser preparados subsídios pastorais para acompanhamento nas diversas dioceses.

Fátima é notícia em todo o mundo e a sua mensagem continua a tocar corações e a transformar vidas. É uma mensagem que, afirmou esta semana o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, “refere-se a nova época do tempo moderno”, e onde a “desgraça e o pecado do mundo não deixam Deus indiferente”. Onde há uma “procura de colaboração dos pequenos e humildes na história” pela oração de conversão, e um apelo a uma abertura a outra dimensão da história”. Uma história que tem tido a sua repercussão em diversos acontecimentos da história, que levou o Papa emérito Bento XVI a afirmar Fátima como “a mais profética das aparições modernas”.

A mensagem de Fátima é uma mensagem que está ligada à nossa história e à nossa vida, e a visita do Papa Francisco, assumida como peregrino na esperança e na paz ajudar-nos-á a reconhecer a mão de Deus na história do mundo.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES