Lisboa |
Interescolas reúne mais de 1500 alunos em Fátima
A frescura de algo novo
<<
1/
>>
Imagem

O 19º Interescolas da disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), que decorreu dia 28 de março, em Fátima, ficou marcado pela oração na capelinha, um flash mob e a tarde de variedades.

 

Esta atividade diocesana, com o tema ‘Eu vim para que tenham vida’ (Jo 10,10), foi organizada pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) e reuniu mais de 1500 alunos, dos 2º e 3º Ciclos, de 24 escolas presentes no Patriarcado de Lisboa. “Nos últimos anos, a atividade decorreu sempre no espaço do Centro Paulo VI com o período da manhã dedicado ao tema. Durante vários anos tivemos concursos de claque e mascote. Por causa da concorrência que gerava, vimos que era tempo de alterar a dinâmica. Assim, neste ano, também por ser o Centenário das Aparições, o período matinal foi de acolhimento e partilha, na capelinha, num momento de oração presidido pelo padre Paulo Malícia, diretor do SDER”, descreve ao Jornal VOZ DA VERDADE o professor Joaquim Completo, do SDER, salientando que depois foi feita “uma oferta aos alunos, com a imagem de Maria, que foi do agrado” de todos. Depois da oração, o Interescolas “fez a experiência de um flash mob, com os 1500 alunos a formarem as letras EMRC”. “Com um drone, fez-se a recolha da imagem e, para primeira experiência, acho que correu muito bem”, frisa ao Jornal VOZ DA VERDADE a professora Fátima Nunes, também do SDER.

Tal como em anos anteriores, o período da tarde decorreu no Centro Pastoral Paulo VI e foi feito de animação e variedades. “Notámos uma alegria muito maior e menor saturação, face a anos anteriores. Foi uma aposta muito simpática, esta de diversificar a atividade em momentos e locais, porque tornou-se menos cansativa e, por outro lado, cada um dos espaços teve sempre a frescura de algo novo”, resumem os docentes, que organizaram o 19º Interescolas.

texto por Diogo Paiva Brandão; foto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES