Lisboa |
Conselho das Conferências Episcopais da Europa, em Barcelona
Missão País: um exemplo “a ser seguido na Europa”
<<
1/
>>
Imagem
A Conferência Episcopal Portuguesa apresentou, no simpósio promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), em Barcelona, o projeto ‘Missão País’ como “exemplo de boas práticas de acompanhamento dos jovens”.

 

A ‘Missão País’ é uma “prática muito significativa de acompanhamento dos jovens”, tem “gerado núcleos cristãos nas universidades” e contribuído para “a consolidação da identidade cristã de muitos estudantes”, referiu à Agência Ecclesia D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que participou no simpósio do CCEE, de 28 a 31 de março. A ‘Missão País’ é um exemplo “a ser seguido na Europa”, sobretudo porque tem a particularidade de os jovens serem “os protagonistas e responsáveis”, acrescentou.

O simpósio promovido pelo CCEE, com o tema ‘Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’, contou com a presença de delegações de 37 países, incluindo Portugal.

D. Nuno Brás, que integrou também a delegação de oito representantes de Portugal, referiu à Agência Ecclesia que “educação quer dizer acompanhar”, num processo de revelar “o que a pessoa já traz dentro de si”. Para o Bispo Auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, acompanhamento “é a grande palavra, seja para a catequese, seja para qualquer outro tipo de educação”.

O secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, padre Duarte da Cunha, afirmou também que “vale a pena dedicar a vida aos jovens”. “Valeu a pena reunir esta gente de toda a Europa do Orais até ao Atlântico que às vezes não está habituada a encontrar-se mas tem um trabalho muito específico e aqui partilhando esta grande paixão pela evangelização dos jovens dizem que vale a pena dedicar a vida aos jovens”, referiu.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES