Lisboa |
Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
“Retomar Fátima e a sua mensagem”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acredita que a visita do Papa Francisco a Fátima, no Centenário das Aparições, vai trazer uma mensagem de esperança num “cenário mundial agitado”.

 

“O cenário mundial é agitado, os problemas globais são muitos e o sentimento de perigo aumentou exponencialmente, quando se sabe ou julga saber de tudo e de toda a parte, rapidamente demais para ser discernido, situado e integrado”, assinalou D. Manuel Clemente, no discurso de abertura da Assembleia Plenária da CEP, no dia 24 de abril, em Fátima. “O mais importante de Fátima é o constante caudal de conversões que daqui corre, com inestimável benefício próprio e alheio”, prosseguiu o presidente da CEP, recordando o contexto em que aconteceram as Aparições de 1917, na Cova da Iria, durante a I Guerra Mundial, com “dificuldades grandes” para a vida da Igreja e da sociedade, no qual os pastorinhos apresentaram um apelo de “conversão” e de paz. “Assim mesmo se entenderá a próxima visita do Papa Francisco no presente momento mundial e eclesial, tornado verdadeiro peregrino da esperança, garantida pelo triunfo do Imaculado Coração de Maria”, declarou.

D. Manuel Clemente sublinhou ainda que a visita do Papa Francisco a Fátima, a 12 e 13 de maio, e a comemoração do Centenário das Aparições, são uma ocasião para “retomar Fátima e a sua mensagem”. “Da visão do Inferno em que podemos cair – e as imagens com que os pastorinhos o viram não são assim tão diferentes das que os media hoje nos transmitem, a crianças e adultos, de repetidas destruições e carnificinas por esse mundo além – os videntes passaram ao Coração de Maria, que a graça divina tornou imaculado, para com Ela correspondermos em Cristo à vontade recriadora de Deus, por nós e pelos outros, «principalmente os que mais precisarem»”, apontou, no início da reunião dos bispos portugueses, que decorreu até dia 27.

 

____________


D. Manuel Clemente reeleito presidente da CEP

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, foi reeleito para um novo mandato de três anos. A eleição acontece no passado dia 26 de abril, durante a Assembleia Plenária, em Fátima. D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, foi eleito como presidente interino da CEP, em junho de 2013, e reeleito no cargo, em abril de 2014.

D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, foi também reconduzido como vice-presidente, para o triénio 2017-2020, numa Assembleia Plenária que elegeu como vogais do Conselho Permanente da CEP D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, e D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda.

Nas presidências das sete Comissões Episcopais, cinco tiveram alterações. A comissão que acompanha o setor da Educação Cristã e Doutrina da Fé vai passar a ser presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, enquanto D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Para o setor do Laicado e Família foi eleito D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, e para o das Vocações e Ministérios D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto. Finalmente, D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Angra, assume a presidência da comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Do anterior triénio transitam, como presidentes, D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, na comissão de Liturgia e Espiritualidade, e D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, na Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES