Lisboa |
Dia 28 de maio
Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa para a Festa da Família
<<
1/
>>
Imagem
Video
Caríssimas famílias do Patriarcado de Lisboa

No Domingo 28 de maio vamos celebrar em Alcobaça a festa diocesana da Família. Este ano com o tema que o Papa Francisco desenvolveu na sua exortação pós-sinodal: A Alegria do Amor.
Porque disso mesmo se trata, ou seja, da verdadeira alegria que apenas se alcança vivendo com os outros e para os outros, na permanente atenção recíproca, na constante dádiva de si. Porque «é dando que se recebe», como Jesus viveu e ensinou.
A proposta familiar cristã - a mesma que Jesus enunciou - é isso mesmo, uma proposta de alegria que perdura no amor que persiste. Que persiste porque supera todo o egoísmo e assim se faz comunhão autêntica, sempre com os outros, sempre mais além no conjunto, sempre mais eterna em Deus e com a sua graça renovadora.
Por isso mesmo, preparar e acompanhar a vida familiar é tarefa prioritária das comunidades cristãs, para se tornarem autênticas “famílias de famílias”. E isto mesmo se conseguirá, com o testemunho e a colaboração dos casais e famílias que vivem a proposta evangélica. 
Será esta também a experiência de convívio, partilha e celebração que viveremos intensamente em Alcobaça no Domingo 28 de maio - e muito especialmente com os casais que celebram datas marcantes do seu matrimónio.
- Lá vos espero a todos!
+ Manuel, Cardeal-Patriarca

 

_______________


Festa da Família 2017

A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa convida todas as famílias a participar na Festa da Família, no dia 28 de maio de 2017, com início às 10h00. Este ano a Festa da Família decorre na cidade de Alcobaça, junto ao mosteiro, com o tema ‘A Alegria do Amor’ (AL). À semelhança dos anos anteriores, haverá várias atividades para as famílias, conferências, feira familiar e celebração das Bodas Matrimoniais durante a Eucaristia, presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente. Para a celebração das bodas matrimoniais, todos os casais da diocese que celebram 10, 25 e 50 e mais anos de casamento ao longo do ano 2017 são convidados a celebrar as Bodas Matrimoniais durante a Eucaristia da Festa da Família. As inscrições devem ser efetuadas até dia 21 de maio, através do site http://familia.patriarcado-lisboa.pt/festa-da-família/inscrição.

 

Programa:

10h00: Acolhimento

11h00: Oração da manhã/Laudes (na igreja do Mosteiro)

11h30: Conferências/Workshops

12h30: Feira Familiar, jogos e atividades organizadas pelo Movimentos

13h00: Almoço partilhado no mercado Municipal

15h00: Entrada dos jubilados na igreja do Mosteiro e catequese sobre as bodas matrimoniais

15h30: Ensaio dos cânticos na igreja

16h00: Eucaristia com celebração das Bodas Matrimoniais

17h30: Regresso a casa

 

Informações: http://familia.patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES