Lisboa |
Primeiro Curso de Formação de Orientadores do ‘Famílias comVida’
Aprender a acolher famílias
<<
1/
>>
Imagem

Na abertura do primeiro Curso de Formação de Orientadores do ‘Famílias comVida’, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina lembrou que o “bom ambiente familiar é o maior tesouro”.

No passado dia 22 de abril, na sede do projeto, em Carnide, os formandos, provenientes de diversas vigararias da diocese, ouviram o Bispo Auxiliar a garantir que “a Igreja de Lisboa não esquece a família”. A família, segundo D. José Traquina, “é critério basilar no processo de edificação da Igreja diocesana”. “O documento sinodal fala da família como um grande bem, e de como a renovação eclesial se faz através dela. E quando falamos de família, falamos de dignidade humana. Deparamo-nos com sinais muito positivos sobre esta matéria, mas a consciência diocesana também reconhece que há enormes desafios pela frente”, manifestou.

O ‘Famílias comVida’ é uma iniciativa da Pastoral da Família do Patriarcado e da Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL). “Famílias comVida insere-se, como projeto, na Igreja local e como resposta aos desafios presentes. Aposta na formação, porque esta é fundamental na construção e gestão da vida familiar. Tudo o que pudermos aprender, aprofundar, para ajudarmos os outros a discernirem bem, a terem um bom ambiente familiar em casa, é sempre bem-vindo. Chegar a casa e poder usufruir de um bom ambiente familiar é o maior tesouro”, sublinhou D. José Traquina, apontando que “a sociedade não fica melhor sem a família”. “Antes pelo contrário. É pela família que construímos as comunidades tão necessárias hoje à coesão social”, manifestou o Bispo Auxiliar de Lisboa. O presidente da CDL, José de Frias Gomes, deu também as boas vindas aos formandos e formadores e enfatizou a importância da missão da Cáritas de Lisboa no apoio às famílias da diocese e a quem mais precisa.

Com coordenação pedagógica de Teresa Ribeiro, este curso divide-se em 11 sessões mensais e propõe-se formar orientadores para acolher e encaminhar famílias que recorram ao ‘Famílias comVida’. Neste sentido, esta formação vai abordar temas como a pessoa humana como ser familiar, antropologia do matrimónio e da família, modelos teóricos de estudo da família e implicações para a intervenção, avaliação e intervenção familiar, questões éticas na intervenção familiar.

foto por Cáritas de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES