Lisboa |
Páscoa da Comunidade Católica Angolana em Lisboa
Com o olhar no 1º Congresso Eucarístico Nacional de Angola
<<
1/
>>
Imagem

O Arcebispo Metropolita da Arquidiocese do Huambo, em Angola, D. José de Queirós Alves, presidiu à Festa da Páscoa da Comunidade Católica Angolana em Portugal (CCAP), que decorreu no passado dia 30 de abril, Domingo III da Páscoa, na Igreja Paroquial da Madalena, em Lisboa.

 

O evento foi grande, pois nele se concentraram vários acontecimentos que marcaram a celebração: a Comunidade reviveu a Vigília Pascal, pois acolheu, na celebração, um dos seus irmãos catecúmenos que, depois de uma caminhada espiritual mistagógica de preparação, recebeu os Sacramentos de Iniciação Cristã. Foi o pequeno José Alberto Mendes Moreira, de apenas 10 anos de idade; a Comunidade celebrou ainda os trinta anos de Matrimónio do casal Elisa e Lázaro.

Na sua mensagem, o Arcebispo do Huambo lançou um vivo convite aos angolanos em Portugal para acompanharem e viverem o 1º Congresso Eucarístico Nacional de Angola que será celebrado na Arquidiocese do Huambo, de 12 a 18 do próximo mês de junho, para o qual o Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, como seu enviado especial. O desafio lançado aos angolanos vem de uma inspiração do Evangelho deste Domingo sobre a experiência dos discípulos de Emaús. Este é o tema central do Congresso: ‘Reconheceram-n’O ao partir do pão’ (Lc 24,31). Por isso, D. José de Queirós Alves considerou que, “durante o Congresso, Emaús será em Angola, mais especificamente na Arquidiocese do Huambo”. Deste modo, os angolanos da diáspora lusitana são chamados a acompanhar e a unir-se, mesmo de longe, ao Congresso que é uma extraordinária experiência da devoção à Eucaristia que perpetua a presença do Ressuscitado no meio do Seu Povo.

texto pelo Pe. José Kambuta
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Joker, de Todd Phillips, é um filme sublime e perturbador. Sublime na lentidão certa com que nos dá...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Na Universidade diziam-nos que quando entra a Justiça, já não há Família. E por isso, o chamado...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES