Família |
Familiarmente
Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar
<<
1/
>>
Imagem

Foi com proximidade fraterna que fomos recebidos nesta formação pelos irmãos da Pastoral Familiar (PF) diocesana.

Esta formação permitiu-nos atualizar e melhorar o conhecimento das matérias que envolvem a área da Pastoral Familiar, vasta pelos conceitos que engloba, sendo mesmo complexa, pela diversidade e especificidade de situações que a sociedade de hoje em dia nos apresenta.

O cuidado com a PF é relevante para a vida da Igreja, como nos ensinam e elucidam o Papa Francisco e o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente (através dos documentos (Evangelii Gaudium, Amoris laetitia e Constituição Sinodal, respetivamente) e que nos têm servido de orientação fundamental para nos guiar no caminho a percorrer, entre outras referências relevantes da Igreja.

À semelhança das demais pastorais, a contínua construção da PF à imagem de Jesus, Palavra Viva de Deus, contribui para apoiar o Homem na preservação da sua existência e coexistência, de forma equilibrada, ao nível das suas relações sociais e emocionais, como em outros domínios, como o espiritual.

Pela utilidade e interesse desta formação para os agentes da PF, valerá a pena que se continue a reforçar a divulgação e promoção da sua realização, estendendo o convite a mais paroquianos que estejam a trabalhar ou a desenvolver esforços nesta área, reafirmada pela Igreja como sendo fulcral para a continuidade do seu papel de evangelização no Mundo.

A formação é enriquecida pela interação com os outros participantes e pela partilha da experiência de desafios, dificuldades e propostas concretas de ação. Foi com ânimo reforçado e esperança que, no final, nos despedimos destes nossos irmãos em Cristo e regressámos ao trabalho na nossa Paróquia da Parede.

Mais uma vez, fomos bem acolhidos no Centro de Espiritualidade do Turcifal, gratos pela qualidade do serviço e pela forma como o Sr. José nos faz sentir em casa.

Agradecemos igualmente ao Senhor a Graça concedida e, à Equipa da PF, o trabalho e empenho.

O Senhor vos continue a abençoar!

testemunho de Pedro e Filomena Gomes

 

_____________


15 de Maio – Dia Internacional da Família

O Dia da Internacional da Família é celebrado no 15 de Maio e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994.

A origem do Dia da Família está na necessidade de lembrar importância da família para a sociedade contemporânea, e trazer uma reflexão sobre o papel dela na sociedade e na formação dos seres humanos.

Este ano alertam-nos para a questão “Famílias, educação e bem-estar”.

Pode saber mais em http://www.un.org/en/events/familyday/


_____________

 

ComTributo à Igreja

Continuação do Capítulo IV.

 

Alegrar-se com os outros

Ponto importante, mas muitas vezes esquecido. Diz-nos o Papa Francisco: “Isto é impossível para quem sente a necessidade de estar sempre a comparar-se ou a competir, inclusive com o próprio cônjuge, até ao ponto de se alegrar secretamente com os seus fracassos.” Em 2COR 9,7, está escrito que: “Deus ama quem dá com alegria”, ou seja “Nosso Senhor aprecia de modo especial quem se alegra com a felicidade do outro.” Deveríamos de facto ser mais felizes, e “A família deve ser sempre o lugar onde uma pessoa que consegue algo de bom na vida sabe que ali se vão congratular com ela.”

 

Tudo desculpa

A missão de Deus aponta sempre para o máximo: tudo. É este o caminho. “Os esposos, que se amam e se pertencem, falam bem um do outro, procuram mostrar mais o lado bom do cônjuge do que as suas fraquezas e erros.” O ponto 113 é de leitura obrigatório para os esposos. Termina assim: “O amor convive com a imperfeição, desculpa-a e sabe guardar silêncio perante os limites do ser amado.”

 

Confia

Partir do princípio certo. É este o ponto de partida. “Não se trata apenas de não suspeitar que o outro esteja a mentir ou a enganar; esta confiança básica reconhece a luz acesa por Deus que se esconde por detrás da escuridão, ou a brasa ainda acesa sob as cinzas. É precisamente esta confiança que torna possível uma relação em liberdade. Não é necessário controlar o outro, seguir minuciosamente os seus passos, para evitar que fuja dos meus braços. O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar.”

 

Tudo suporta

O que significa isto? “É manter-se firme no meio de um ambiente hostil.”, diz-nos o Papa Francisco. Quantos vezes por dia, somos nós desafiados a sermos fiéis a Tudo suporta? E vai mais longe: “É amor que apesar de tudo não desiste, mesmo que todo o contexto convide a outra coisa.”

 

Crescer na caridade conjugal

O Papa Francisco vai-nos deixando avisos. Em relação aos casais diz-nos: “…não se deve atirar para cima de duas pessoas limitadas o peso tremendo de ter de reproduzir perfeitamente a união que existe entre Cristo e a sua Igreja, porque o matrimónio como sinal implica «um processo dinâmico, que avança gradualmente com a progressiva integração dos dons de Deus».”

 

A vida toda, tudo em comum

A analogia entre Cristo+Igreja e Homem+Mulher é retratada pelo Papa Francisco, usando uma expressão de São Tomás de Aquino. “Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a «amizade maior».” O amor tem características da amizade, mas “O matrimónio, porém, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projecto estável de partilhar e construir juntos toda a existência.” A exigência que traz felicidade: “Um amor frágil ou enfermiço, incapaz de aceitar o matrimónio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo até à morte, não pode sustentar um nível alto de compromisso.” O matrimónio tem também características da paixão, mas “…orientada para uma união cada vez mais firme e intensa.” A amizade, que une homem e mulher “…adquire um caracter totalizante, que só se verifica na união conjugal.”   

 

texto por Bruno de Jesus

 

_____________


Próximas atividades


14 a 21 de Maio - Semana da Vida “Com Maria, cuidar da alegria da Vida”

Em Portugal, assinala-se de 14 a 21 de Maio a Semana da Vida, sob o tema da semana é “Com Maria, cuidar da alegria da Vida”. Esta semana “quer ser – cada vez mais – um ‘tempo oportuno’ para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua concepção até ao momento da morte, neste mundo.”

Esta é uma proposta da Comissão Episcopal do Laicado e Família, e pretende-se que todas as paróquias a dinamizem localmente. Para este efeito, é disponibilizado um guião e um cartaz, que pode obter em www.leigos.pt.

A título de exemplo, no guião propõe-se:

- a meditação dos mistérios do Rosário;

- dedicar cada dia da semana a uma ‘idade da vida’, a uma situação concreta familiar

Domingo, 14 – Ser Família: A graça da alegria do amor

Segunda, 15 – Ser Casal: A graça do matrimónio

Terça, 16 – Ser Mãe: A graça da maternidade

Quarta, 17 – Ser Pai: A graça da paternidade

Quinta, 18 – Ser Filho: A graça da filiação

Sexta, 19 – Ser Irmão: A graça da fraternidade

Sábado, 20 – Ser Ancião: A graça da sabedoria

Domingo, 21 – Ser Igreja: A graça da grande família”

 

28 de Maio – Festa Diocesana da Família

É já no dia 28 de Maio que celebraremos a Festa Diocesana da Família!

Este ano a Festa decorrerá na cidade de Alcobaça, junto ao mosteiro, sob o tema"A Alegria do Amor" (AL).

O programa da Festa da Família é o seguinte:

10h00: Acolhimento

11h00: Oração da manhã / Laudes (na Igreja do Mosteiro)

11h30: Conferências/Workshops

12h30 : Feira Familiar, jogos e atividades

13h00: Almoço partilhado, no mercado Municipal

15h00: Entrada dos casais jubilados na Igreja do Mosteiro e catequese sobre as bodas matrimoniais

15h30: Ensaio dos cânticos na Igreja

16h00: Eucaristia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com celebração das bodas matrimoniais

 

Bodas Matrimoniais

Todos os casais da Diocese que celebram 10, 25 e 50 e mais anos de casamento durante o ano 2017 são convidados a celebrar as Bodas Matrimoniais durante a Eucaristia da Festa da Família.

As inscrições estão abertas até ao dia 21 de Maio, através do site da Pastoral Familiar.

 

17 e 18 de Junho 2017 - Retiro para famílias

Como vem sendo habitual, a Pastoral Familiar propõe um Retiro para Famílias, a realizar nos dias 17 e 18 de Junho, no Turcifal (Torres Vedras). Neste retiro, realizado em ambiente familiar, pretende-se reunir pais, filhos e avós. Todas as gerações são bem-vindas e é graças ao seu convívio, na riqueza própria de cada idade, que este retiro é uma oportunidade imperdível. Podem inscrever a vossa família através do site da Pastoral Familiar (http://familia.patriarcado-lisboa.pt/)

Aproveitamos para recordar alguns ecos recebidos dos participantes no retiro 2016:

“Foram dois dias em que conseguimos parar, refletir e nos escutar em Família, não só em casal mas também com os nossos filhos.” Família Fernandes Almeida (Leila, Daniel, Francisco e Tomás)

“Com Alegria e satisfação sentimos que é bom partilharmos a Alegria de ser Família!” (Guida e Domingos Ferreira)

“A alegria sentida ao longo deste de Retiro de Família foi de tal forma contagiante que não só a nossa união familiar saiu reforçada, mas também a nossa fé.” Família Ribeiro Carvalho (Clara, Nuno, Madalena e Margarida)

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES