Lisboa |
Carta Pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’, da Conferência Episcopal Portuguesa
“Tempo e persistência” para implementar a catequese familiar
<<
1/
>>
Imagem

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma carta pastoral sobre a catequese, onde afirma que a catequese familiar é a “mais completa e eficaz”. O documento pede ainda às paróquias para dedicarem um Domingo “inteiramente” à Sagrada Escritura.

 

No documento ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’, é sublinhado que com a catequese familiar “tanto aprendem os filhos como os pais” e “é com os pais que os filhos mais facilmente crescem para o amor que deles recebem – o amor que tem a sua fonte última e principal em Deus”, referem os bispos portugueses, lembrando que a catequese familiar foi proposta pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, há seis anos, e “está delineada e construída a partir dos materiais da catequese da infância (catecismos e guias) e contempla as exigências pedagógicas de uma tarefa desenvolvida em família, na família e com a família”. A catequese familiar “caracteriza-se ainda por nela se envolverem simultaneamente a família e a paróquia”, acrescenta a carta pastoral.

O documento do episcopado, aprovado na última Assembleia Plenária da CEP e divulgado no passado dia 26 de maio, reconhece que o modelo de catequese familiar “não é fácil de implementar” por causa da “dispersão dos pais por muitos compromissos”, a “deficiente escolarização e as carências materiais e culturais”, a “separação nas famílias, que pode impedir que ambos os pais participem nos encontros” e também pela falta de “catequistas preparados”. “Mas não são obstáculos intransponíveis. A preparação e a sensibilização, com tempo e persistência, podem fazer-se”, sublinha o documento.

 

Encontro com Ele

A carta pastoral analisa ainda o ambiente em que decorrem as sessões de catequese, insiste na necessidade do “primeiro anúncio” às novas gerações enquanto “anúncio principal, aquele que se tem de voltar a ouvir sempre de diferentes maneiras”, a fazer de “modo vivenciado” e na promoção de um encontro com Cristo. “Todo o encontro de catequese tem de ser encontro com Ele. Porque é Ele quem, vindo ao nosso encontro, nos pode despertar para a fé, uma fé que atinja todo o nosso ser: a cabeça, o coração e as mãos”, acrescenta o documento, que reflete sobre a catequese na atualidade, a partir de seis partes: ‘No coração da catequese’, ‘É Cristo que vem ao nosso encontro’, ‘Lugares do encontro’, ‘Mediadores do encontro’, ‘Destinatários do encontro’ e ‘A alegria do encontro’.

 

Um Domingo dedicado à Palavra

Na Carta Pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’, o episcopado português pede ainda a todas as comunidades que dediquem um Domingo por ano “inteiramente à Palavra de Deus”, concretizando o desejo do Papa Francisco expresso no fim do Jubileu da Misericórdia. A CEP sugere como data para o Domingo dedicado à Bíblia o dia em que “se celebra a Festa da Palavra conclusiva do ano catequético dedicado à Sagrada Escritura”.

 

_______________

 

Documento na íntegra: www.conferenciaepiscopal.pt/v1/catequese-a-alegria-do-encontro-com-jesus-cristo

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES