Vocações |
Geocaching Vocacional: Irmãs Missionárias Combonianas
“Mulheres consagradas a Deus para a missão ad gentes”
<<
1/
>>
Imagem

A nossa história teve início no ano 1872, como Instituto exclusivamente missionário, da intuição profética de São Daniel Comboni, um missionário apaixonado por Cristo e pelos africanos.

 

Daniel Comboni nasceu a 15 de Março de 1831 em Limone Sul Garda, Itália. Cinquenta anos mais tarde, a 10 de Outubro de 1881, morreu em Cartum, Sudão, depois de ter doado a sua vida e todas as suas energias para o bem dos povos africanos que naquele momento da história eram os mais pobres e abandonados.

A Daniel lhe caracterizava um amor inquebrantável pelos africanos e uma confiança ilimitada em acreditar que África seria um dia, pela força do Evangelho, protagonista da sua regeneração e libertação. Os seus prediletos, sempre e em todo o lugar foram os mais pobres e excluídos. Porém, sente a urgência e a necessidade da presença da mulher consagrada na missão evangelizadora da Igreja, até então praticamente inexistente, afirmando que a sua presença “constitui um elemento indispensável e essencial” e por isso funda o nosso instituto.

Atualmente somos uma família religiosa missionária que atualiza na Igreja o carisma do Fundador São Daniel Comboni, dedicando-nos totalmente à missão “ad gentes” em quatro Continentes – África, América, Ásia, Europa, em 36 países. Uma das características do nosso Instituto é a multiculturalidade das nossas comunidades, isto torna-se de fato instrumento de evangelização.

A nossa  missão: Promover o crescimento das comunidades cristãs para a consolidação das Igrejas locais, especialmente nas áreas mais pobres e abandonadas; empenhando-nos a realizar os valores do Reino de Deus nas situações de opressão, injustiça e pobreza. Desenvolvemos diversas atividades no campo catequético, sanitário, social, educativo, e na promoção e procura junto com os povos da justiça e da paz e o cuidado da criação. A promoção da mulher é uma das nossas prioridades por ser ela de facto e em muitos países vítima de desigualdade e exploração.

Outra das nossas prioridades é a sensibilização da Igreja através da animação missionária, para despertar a sua consciência à responsabilidade que tem para com todos os povos e em particular para com os povos empobrecidos a causa do injusto sistema económico mundial que provoca guerras e milhões de migrantes e refugiados por todo o mundo.

Todas as nossas atividades são expressões da única ação evangelizadora que deseja que todas as pessoas saibam que Deus nos ama e deseja Vida abundante para todos os povos.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES