Lisboa |
Colóquio ‘Fátima. História e Memória’
O “século português de Fátima”, segundo o Cardeal-Patriarca
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa recordou que em 1917, ano das aparições, Portugal atravessava um momento “muito difícil”, onde “pouco sobrava além da resistência de um povo”, sublinhando o “século de sobrevivência”, perante condições adversas de origem “interna e externa”.

 

“Tudo isto se reflete e se refletiu em Fátima”, precisou D. Manuel Clemente, no encerramento, em Fátima, do colóquio ‘Fátima. História e Memória’, dedicado ao centenário das aparições e organizado em conjunto pela Academia Portuguesa da História e pelo Santuário de Fátima. O Cardeal-Patriarca falou do “século português de Fátima”, neste colóquio em duas sessões, em Lisboa, dia 26, e Fátima, a 27 de maio, para referir que há na ideia de consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria, proposta em Fátima, a ideia de “reconstrução” do mundo representada nesta devoção e no seu “desígnio providencial”. A consagração, acrescentou, é “repor nas mãos de Deus”, algo que, tal como todos os acontecimentos de Fátima, se inserem numa “visão bíblica”.

O professor catedrático Adriano Moreira falou, por sua vez, da “questão religiosa”, tendo recordado que, durante o Estado Novo, o “receio crescente do avanço do Sovietismo” levou ao reforço da “linha católica”. O antigo ministro sublinhou ainda a “influência determinante” da Igreja Católica na definição do Estado no Ocidente e dos valores “cristãos” nesta evolução política.

Na sessão de Lisboa, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, referiu que o estudo do centenário de Fátima significa também “estudar o século XX português”, pela importância que os acontecimentos da Cova da Iria ganharam.

foto por Agência Ecclesia
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Outubro ficará na história da Igreja em Portugal por dois principais motivos: a entrada, para o colégio cardinalício, de D.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Se houve nas últimas décadas uma cristã militante social da maior relevância, exemplo do compromisso...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES