Vocações |
Irmã Rita Maria de Assis, Clarissa
“Sim, quero oferecer-me a Deus”
<<
1/
>>
Imagem

Neste Domingo, 2 de julho, a irmã Rita Maria de Assis da comunidade contemplativa da Ordem de Santa Clara de Assis (Clarissas) – Mosteiro do Imaculado Coração de Maria em Lisboa, faz a sua Profissão Religiosa de Votos Simples Temporários na Basílica da Estrela em Lisboa, pelas 10:00h, tendo escolhido como lema “Sim, quero oferecer-me a Deus”, como os três pastorinhos o fizeram há 100 anos perante a interpelação da Virgem de Fátima.

Rezemos por ela e por todas as vocações consagradas.

 

_____________


Geocaching Vocacional : Irmãzinhas de Jesus

É isto que gostaríamos de ser…

 

O nosso fundador, o irmão Carlos de Jesus (Carlos de Foucauld), dizia: “Apaixonei-me por este Jesus de Nazaré, crucificado há 1900 anos e passo a minha vida a procurar imitá-lo, o mais que pode a minha fraqueza” (Março 1908).

A irmãzinha Magdeleine, que começou a Fraternidade das Irmãzinhas de Jesus (nome da nossa Congregação) em 1939, dizia-nos o mesmo: “Jesus será a tua vida e a paixão do teu coração. Ele será o teu “modelo único”, o teu Muito Amado Irmão e Senhor Jesus”.

Irmãzinhas de Jesus e, do mesmo jeito, irmãzinhas dos preferidos de Jesus, dos desprotegidos, dos excluídos, de  todos aqueles que não contam para o nosso mundo e vivem nas grandes periferias… como acontece aqui no nosso bairro da Quinta da Fonte – Apelação.

 

Hoje, na hora da “reforma”, após muitos anos de trabalho em fábrica, limpeza, etc…para ganharmos a vida, estamos – Maria do Carmo, Merce et Mónica – ainda mais disponíveis em “saída”, na rua (como diz Francisco, nosso Papa), onde a relação é tão fácil e amigável, apesar duma vida difícil para muitos.

Vivemos com os nossos vizinhos o mais possível o seu quotidiano, as suas preocupações e alegrias na escuta, no respeito e na amizade.

Estando atentas às suas necessidades, procuramos visitar as pessoas que estão sós, doentes, que precisam de ser acompanhadas ao hospital…

Com os vizinhos da horta vivemos com eles uma grande entreajuda.

Apoiamos os pequenos grupos do MAAC, JOC, LOC; participamos nas reuniões do grupo comunitário de que fazem parte representantes do Município, etc…

Algum tempo de voluntariado na “Vida e Paz” e num lar de idosos.

Sabendo deixar-nos acolher e ensinar por todos os nossos vizinhos, aprendemos muito da sua solidariedade e compaixão!

 

Tu, que procuras como amar a Jesus e os irmãos, em comunidade…

Convidamos-te a passar um momento, um dia connosco, aqui na

Quinta da Fonte, para te darmos a conhecer os nossos vizinhos e amigos deste grande bairro social. (tel. 21 941 03 36).

No nosso apartamento apresentamos-te a nossa capela, onde Jesus está presente e faz a nossa Unidade.

Vem e vê!

 

_____________


LUZEIROS e CAMPANÁRIOS

As férias do Verão estão quase aí e não hão de faltar planos para as preencher! Mas… já te perguntaste qual será o plano de Deus para a tua vida e para a vida dos que te rodeiam?

E se nestas férias, desses tempo ao Tempo, para te pores à escuta dos planos de Deus? Não estará aí o segredo da tua vida?

Para te acompanhar nesta aventura que é a descoberta do segredo da tua vida, o Setor de Animação Vocacional e o Pré-Seminário propõem-te os LUZEIROS e os CAMPANÁRIOS. Estes Campos Vocacionais para raparigas e para rapazes, respetivamente, são tempos de catequese e convívio, oração e partilha, trabalho e jogo, meditação e distração para aprender a escutar Deus, e conhecer o projeto de vida que sonha para ti, e a construir a vida como resposta alegre e fiel a Deus.

Na certeza de que grandes coisas são aquelas que Deus sonha para ti, deixamos-te a agenda dos Campos de Verão, que se realizarão no Seminário de Penafirme:

3 a 7 de Julho | Campanário do Pré-Seminário (Rapazes do 9º ano)

7 a 10 de Julho | Luzeiros de Verão (Raparigas do 7º ao 9º e do 10º ao 12º)

10 a 14 de Julho | Campanário do Pré-Seminário (Rapazes do 10º e 11º anos)

Para rapazes do 12º ano e universitários, haverá ainda, de 16 a 23 de Julho, a Semana de Verão.

 

Para te inscreveres, basta enviares o teu nome, idade, paróquia e contactos para vocacoesxpto@gmail.com ou preseminariodelisboa@gmail.com.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES