Lisboa |
Paróquia de Massamá celebrou o 25º aniversário
O desafio de “fazer eco” de Jesus Cristo
<<
1/
>>
Imagem
Video

Na celebração dos 25 anos da Paróquia de São Bento de Massamá, o Cardeal-Patriarca de Lisboa desafiou a comunidade a “ser” e “fazer eco” no mundo para que outros venham a conhecer Cristo. D. Manuel Clemente lembrou ainda os sete sacramentos.

 

No passado dia 25 de junho, o Cardeal-Patriarca foi recebido pela banda filarmónica, tendo-se encaminhado para o salão paroquial onde há 25 anos o Cardeal Ribeiro, então Patriarca de Lisboa, presidiu à primeira celebração nas recentes instalações do complexo paroquial. Um quarto de século depois, D. Manuel Clemente dirigiu-se aos diversos movimentos da paróquia. “Neste primeiro momento, visualizou um vídeo comemorativo dos 25 anos de existência, com entrevista ao pároco, padre Luís Cláudio – sacerdote que está à frente da comunidade desde o princípio da sua criação –, e onde os diversos movimentos da paróquia e a sua história foram apresentados”, refere um comunicado da paróquia, sublinhando que o Cardeal-Patriarca transmitiu depois a sua visão dos 25 anos desta comunidade: “Relembrou o significado de ser rosto de Cristo e, mais do que rosto, membros de um grande corpo, agindo segundo as suas diversas formas e funções. Explicou, pegando na palavra catequese, que de acordo com o seu significado etimológico, a palavra significa “ser/fazer eco” no mundo, no coração do homem. Reforçou que este é um dever do ser cristão, que deve estar enraizado no ser de cada comunidade, para que outros venham a conhecer Cristo. Apelou ainda a toda a comunidade que não se esquecesse que os sete sacramentos foram instituídos e iniciados por Cristo, nas suas ações e palavras, e que eles devem ser sempre parte central da vida duma comunidade cristã”.

Após a Eucaristia de ação de graças pelo 25º aniversário da Paróquia de Massamá, presidida por D. Manuel Clemente e concelebrada por 18 outros sacerdotes – “quatro dos quais vocações que despontaram no seio da comunidade celebrante” –, decorreu a procissão da festa do padroeiro. “Para o final da cerimónia reservou-se tempo para a bênção da placa comemorativa dos 25 anos da paróquia, que se encontra na fachada frontal da igreja, e de um conjunto de azulejos ilustrativos do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, oferecida pela junta de freguesia”, salienta a nota.

 

________________


Minidocumentário sobre os 25 anos da Paróquia de Massamá

Veja em https://goo.gl/YdLjrg

fotos por Mário Carlos Ferreira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES