Lisboa |
Seminários
Formação “unificada, integrada e integradora”
<<
1/
>>
Imagem

Num encontro com os formadores dos seminários de Portugal, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou alguns dos pontos do novo documento da Congregação para o Clero.

 

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) reuniu cerca de 60 formadores dos seminários em Portugal, no passado dia 8 de setembro, no Porto, para analisar o novo documento do Vaticano, intitulado, ‘O dom da vocação presbiteral’, sobre a preparação dos futuros padres.

Em declarações à Agência Ecclesia, à margem do encontro onde participou como orador, D. Manuel Clemente destacou dois pontos da nova ‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis’. O primeiro refere-se à existência do tempo propedêutico, antes da formação no seminário maior, no “mínimo um ano, máximo dois”, mas que seja para “esclarecimento vocacional e da própria vocação cristã”. “É preciso tratar da formação básica cristã que muitas vezes não aconteceu como noutros tempos em que as famílias transmitiam mais facilmente aquilo em que acreditavam. Hoje não está tão garantido”, referiu o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Segundo o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), é também necessário garantir uma formação que “seja unificada, integrada e integradora” e não tão compartimentada com os estudos filosóficos, teológicos e experiências pastorais. “Que todas as dimensões sejam integradas para dar personalidade mais preenchida de tudo o que é necessário para o exercício sacerdotal”, acrescentou D. Manuel Clemente.

A CEP anunciou que a formação dos futuros padres e a realidade dos seminários em Portugal vão ser refletidas na próxima assembleia plenária que vai decorrer de 13 a 16 de novembro, em Fátima e Lisboa.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES