Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de Santa Joana, Princesa
Felizes momentos de encontro
<<
1/
>>
Imagem

A Visita Pastoral à Paróquia de Santa Joana, Princesa, terminou no passado Domingo, 22 de outubro, Dia Mundial das Missões, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes a convidar ao anúncio.

 

“O Papa Francisco, na sua mensagem para este dia, lembra-nos que a missão está no coração da fé cristã; que a Igreja que somos é, por sua natureza, missionária, e que nela todos somos «discípulos missionários»”, salientou o prelado, na homilia da Missa de encerramento da Visita Pastoral.

Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco de Santa Joana, Princesa, cónego Luís Alberto Carvalho, faz um balanço “muito positivo” da Visita Pastoral, que decorreu desde o dia 17. “Foi um momento bastante feliz de encontro do senhor bispo com aquela comunidade, uma comunidade pequena mas que teve muita alegria em ter consigo o senhor D. Joaquim. Uma comunidade que não tem grandes expressões, a frequência dominical é pequena, com gente muito idosa, mas foi muito bom, especialmente o encontro do senhor bispo com a catequese. Tendo uma catequese com poucas crianças, que não chega sequer às 50, conseguimos fazer um encontro com cerca de 90 pessoas, porque juntámos os catequistas e os pais que puderam estar nesse final de tarde de dia 18 de outubro”, manifesta, satisfeito, o sacerdote, destacando igualmente as visitas à comunidade religiosa das Irmãs de Nossa Senhora das Dores, sediada na paróquia, e aos doentes. “Lançámos, previamente, um programa de inscrições de pessoas que estivessem interessadas em receber o senhor bispo em suas casas e foi muito interessante, até porque ficámos com a referência de pessoas da nossa comunidade que até agora não acompanhávamos do ponto de vista espiritual”, frisa.

Santa Joana é uma paróquia que está constituída desde os anos 50 do século passado. “Algumas das paróquias anexas, constituídas com ela nessa altura, foram extintas, sendo que Santa Joana é única anexa a grandes paróquias, como Fátima, São João de Deus ou Campo Grande, que conseguiu avançar para a construção da igreja, que foi dedicada há menos de 20 anos, e constituiu-se como comunidade, embora seja territorialmente pequena, apesar de habitacionalmente ter bastantes pessoas, cerca de oito ou nove mil”, conta o cónego Luís Alberto Carvalho.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Paróquia de Santa Joana, Princesa
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES