Lisboa |
Jornadas Nacionais de Catequistas
“Reorganizar a catequese para o mundo que necessita de Jesus”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Moiteiro, indicou a formação de catequistas, os novos recursos para a catequese da adolescência e um itinerário para os adultos como prioridades para a catequese em Portugal.

 

“Precisamos de reorganizar a catequese de acordo com o mundo que hoje necessita de Jesus. Não há muitos anos o ambiente social propiciava, de maneira mais ou menos clara e efetiva, o despertar da fé nas pessoas. Hoje a realidade pede-nos que este despertar da fé seja realizado em catequese. Sem isto nunca poderemos transmitir a fé”, observou D. António Moiteiro, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorreram em Fátima, de 3 a 5 de novembro. Perante mais de 600 catequistas de todo o país, o prelado, que é também Bispo de Aveiro, congratulou-se “pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos” nesta área da educação cristã e apresentou a Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa ‘Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’, editada em maio.

A coordenadora do Departamento de Catequese do SNEC (Secretariado Nacional da Educação Cristã), Cristina Sá Carvalho, considerou, ao site Educris (www.educris.com), fundamental “aprofundar a centralidade da família e apostar na formação dos catequistas e dos adolescentes”. “Hoje é claro que temos de apostar na formação dos catequistas porque a realidade catequética apresenta muitos desafios tal qual vem expresso no novo documento”. Para esta responsável, “muita desta formação passa por criar momentos de intimidade com o Senhor”, pois se este encontro não existe “como poderemos ensinar ou sequer dizer algo sobre Ele”, questionou.

fotos por Educris
Na Tua Palavra
Questões de liberdade
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Duarte da Cunha
No tempo do Advento rezamos muitas vezes: Vem Senhor Jesus. É um grito do coração de quem sente que precisa mesmo de ser salvo.
ver [+]

Isilda Pegado
1 – Caminhamos pela auto-estrada em direcção à Serra (da Estrela) para ali passar uns dias. Pelo...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES