Lisboa |
Encontro com Agentes de Pastoral Litúrgica da Vigararia Lisboa IV
Reter as práticas e as vivências que Jesus Cristo sempre realizou
<<
1/
>>
Imagem

Na sexta-feira, dia 3 de novembro, e no âmbito da Visita Pastoral à Vigararia Lisboa IV, a decorrer entre 8 de outubro a 17 de dezembro, ocorreu no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Alto do Lumiar, o segundo encontro sectorial com o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, subordinado ao tema ‘Agentes de Pastoral Litúrgica’.

 

O salão paroquial foi-se enchendo com os inúmeros colaboradores inerentes aos diversos ministérios, englobando os Acólitos, os Ministros Extraordinários da Comunhão, os Leitores, os Coros, os Sacristães e Zeladores representativos das 15 paróquias desta vigararia. Além do Cardeal-Patriarca estiveram também presentes os Bispos Auxiliares D. Joaquim Mendes e D. José Traquina e quase todos os párocos das várias paróquias.

Após a oração inicial dedicada à visita pastoral, rezada por todos os participantes, o padre Luís Miguel Proença Leal, responsável pela Pastoral Litúrgica da Vigararia Lisboa IV, membro do Departamento de Liturgia da diocese e pároco da Ameixoeira, apresentou cada uma das 15 paróquias sob o ponto de vista litúrgico (as quais abarcam cerca de oito freguesias da capital e aproximadamente 214.000 pessoas), passando depois à sua análise comparativa. Por último, abordou o Sector Vicarial da Liturgia, nomeadamente a sua composição, os desafios e as propostas para este ano pastoral e para o futuro.

Passada a palavra a D. Manuel Clemente, para falar das concretizações e dos projetos para a Pastoral Litúrgica, o Cardeal-Patriarca começou por dar um enquadramento histórico, dizendo que ainda estamos na receção do que nos foi legado pelo Concílio Vaticano II e que, derivado da nossa condição de batizados e consequentemente de filhos de Deus, é necessário reter as práticas e as vivências que Jesus Cristo sempre realizou. Exortou-nos ainda a estudar a Constituição conciliar ‘Sacrosanctum Concilium’ sobre a Sagrada Liturgia, documento assinado pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1963, mas que continua a ser pouco conhecido. Lembrou ainda que a Igreja necessita de ser cada vez mais orante, apelando a que frequentemente rezemos os Salmos nas nossas paróquias, dado serem a oração por excelência do Povo de Deus.

Outros encontros e assembleias dos setores de vida comunitária e da sociedade se seguirão durante esta Visita Pastoral à Vigararia Lisboa IV, para enriquecimento dos inúmeros dinamismos presentes nas paróquias.

texto e fotos pela Pastoral Litúrgica da Vigararia Lisboa IV
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES