Lisboa |
193ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
Cuidar da natureza, da vida e dos pobres
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, lembrou que “a natureza e a vida”, e “os pobres e o seu lugar prioritário no Evangelho e na evangelização”, devem “ser parte integrante e reforçada” na vida da Igreja.

 

“Dadas as graves e gravosas circunstâncias que afetaram e afetam o nosso país, entre os incêndios e a seca, com tantas perdas de vidas e danos materiais de toda a ordem, temos de rever profundamente a nossa relação com o meio ambiente, no sentido daquela “ecologia integral” a que o Papa Francisco dedicou a encíclica Laudato si’, de imprescindível receção teórica e prática”, observou D. Manuel Clemente, no discurso de abertura da 193ª Assembleia Plenária da CEP, em Fátima, a 13 de novembro, sublinhando que, “quanto à proteção da vida humana, no seu arco inteiro da conceção à morte natural, o caminho é claro e obrigatório”, lembrando a Nota Pastoral sobre a eutanásia, de 8 de março de 2016. Quanto à atenção aos pobres, o presidente da CEP convidou a acolher “ativamente, nas nossas comunidades e na sociedade em geral, a Mensagem que o Papa Francisco nos dirige para o próximo Domingo 19 do corrente mês de novembro, I Dia Mundial dos Pobres”.

“Qualquer destes pontos, sobre a natureza e a vida, sobre os pobres e o seu lugar prioritário no Evangelho e na evangelização, deve ser parte integrante e reforçada nas nossas catequeses, doutrinais e práticas. O mundo de hoje, físico, humano ou social, requer-nos na frente ativa e criativa duma ecologia verdadeiramente integral”, apontou.

 

Bispos

D. Manuel Clemente lembrou ainda D. Manuel da Silva Martins, Bispo emérito de Setúbal, e D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, recentemente falecidos. “Ambos deixam uma saudade preenchida pelo grande exemplo de amor à Igreja e de atenção a todos, especialmente aos mais carentes de reconhecimento e inclusão. A sua memória permanece viva e o seu estímulo nos levará no mesmo sentido e urgência”, destacou.

 A D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa que vai suceder a D. Manuel Pelino como Bispo de Santarém, o presidente da CEP desejou “as maiores felicidades no seu novo trabalho, na continuação dum percurso sempre marcado pela generosidade e o acerto pastoral”.

 

Nova sede

A Assembleia Plenária terminou dia 16 de novembro, em Lisboa, com a inauguração da nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa. “Na Quinta do Bom Pastor (Buraca) e vizinha das atuais instalações da Emissora Católica Portuguesa, potenciará em melhores condições o respetivo trabalho e missão”, salientou D. Manuel Clemente, na abertura de trabalhos dos bispos portugueses.

foto por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES