Lisboa |
Comissão Nacional Justiça e Paz
Diálogo, inclusão, solidariedade, desenvolvimento e paz
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa apontou o diálogo, a inclusão, a solidariedade, o desenvolvimento e a paz como ‘tijolos’ para “a (re)construção da Europa”.

 

Na abertura da conferência anual da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), com o tema ‘Pontes e muros – Europa, migrações e diálogo de culturas’, no passado dia 25 de novembro, D. Manuel Clemente lembrou as palavras que o Papa Francisco dirigiu à Conferência (Re)Thinking Europe, organizada pela Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia, em outubro. “Sobre o primeiro, o diálogo, adianta: «Hoje toda a Europa, do Atlântico aos Urais, do Polo Norte ao Mar Mediterrâneo, não pode permitir-se perder a oportunidade de ser antes de mais um lugar de diálogo, ao mesmo tempo sincero e construtivo, no qual todos os protagonistas têm igual dignidade». (…) A inclusão que «não é sinónimo de nivelamento indiferenciado» mas acolhimento daquelas diferenças que não ponham em causa, antes acrescentem, humanidade a todos. (…) A solidariedade, outra maneira de dizer comunidade. (…) O desenvolvimento, no sentido plenamente humano e não meramente quantitativo. (…) Finalmente, o quinto ‘tijolo’ para a (re)construção do nosso Continente é a paz, como tarefa de todos. O que «exige amor pela verdade, sem a qual não podem existir relacionamentos humanos autênticos, e promoção da justiça, sem a qual a opressão é a norma predominante»”, citou o Cardeal-Patriarca. “Pode parecer demais, mas menos do que isto também não será suficiente, para edificarmos uma Europa de pontes e sem muros”, sublinhou D. Manuel Clemente, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.

foto por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES