Lisboa |
93 instituições aderentes
Instituições do Patriarcado de Lisboa criam ‘Federação Solicitude’
<<
1/
>>
Imagem

A ‘Federação Solicitude’ foi criada recentemente na diocese, com 93 instituições aderentes, e tem como objetivo “a defesa dos valores e interesses” dos centros sociais e paroquiais e de outras instituições de ação sociocaritativa, formação, ensino e saúde.

 

Os primeiros órgãos sociais da ‘Federação Solicitude’ foram aprovados no passado dia 24 de novembro, no Turcifal, na Assembleia Geral Eleitoral, onde o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, afirmou que a criação desta federação corresponde, “em pleno”, aos desafios da Constituição Sinodal de Lisboa, assinalando o respetivo ponto 56: “No atual contexto, sente-se a necessidade de fomentar uma maior cooperação entre as instituições, potenciando, quando possível, a sua proximidade geográfica. Assim, criar-se-á uma rede mais capaz de responder aos desafios que se colocam no diálogo com as entidades públicas e civis e de estimular a coerência de princípios de gestão e de formação técnica especializada”.

O recém-eleito presidente da direção, José António Parente, afirmou que “com a criação desta federação não se pretende ser oposição nem sequer ser concorrente com as demais entidades similares já existentes, mas sim o que preveem os Estatutos, isto é, ter por fim a defesa dos valores e interesses dos seus associados, nomeadamente a defesa e promoção da autonomia e liberdade de atuação das instituições, o aprofundamento da sua natureza, identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho, a entreajuda da realização dos seus fins, e ainda ser um instrumento válido de cooperação institucional e de relacionamento com as instituições públicas”.

foto por ‘Federação Solicitude’
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES