Lisboa |
Seminário ‘Do Alto do Tempo – Envelhecimento e Espiritualidade’
O “precioso contributo social” da pessoa idosa
<<
1/
>>
Imagem

Cerca de centena e meia de participantes – entre técnicos de saúde e profissionais da área social, Voluntários, Capelães e Assistentes Espirituais Hospitalares – marcaram presença no Seminário ‘Do Alto do Tempo – Envelhecimento e Espiritualidade’, que se realizou em Fátima, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, e foi promovido pela Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares e pela Associação Portuguesa de Capelães e Assistentes Espirituais Hospitalares.

 

Todos envelhecem, porém, poucos vivenciam essa velhice de uma forma que lhes seja satisfatória. Nesse sentido, a impossibilidade de controlar os efeitos do tempo no sujeito torna-se, muitas vezes, razão de angústia e de sofrimento psíquico. Ao longo das reflexões propostas neste Seminário ressaltou, também, o paradoxo existente na sociedade contemporânea, segundo o qual as diversas ciências – entendidas como tecnologias – se empenham em ampliar a expectativa de vida, embora, ao mesmo tempo, raramente se mostrem preparadas para acolher os idosos em modo de dignidade e potenciando condições dignificadoras.

Por outro lado, foi também sublinhado neste Seminário que a ideia social do envelhecimento é tantas vezes evitada, como se este se assemelhasse a uma doença que deve ser combatida, tratada ou vivida como um castigo do desenvolvimento humano; algo que deve ser prevenido.

Nos testemunhos de vida partilhados por Helena Sacadura Cabral e o padre Vítor Feytor Pinto ficou, contudo, bem clara a ideia de que o envelhecer se apresenta sempre acompanhado de uma história de vida, um dos aspetos fundamentais da maneira como o sujeito envelhece. Diversos participantes deste Seminário sublinharam, a este propósito, o valor que as pessoas mais idosas podem aportar também como um precioso contributo social através da partilha das suas experiências de vida, conhecimentos e sabedoria.

 

Ministros da vida

Numa perspetiva mais positiva foi também apresentado o facto de um adequado processo de envelhecer poder gerar na pessoa idosa um processo de ressignificação e valorização da vida. Frente a uma mentalidade secularizada, que muitas vezes se apresenta sem respeito pela própria vida, especialmente quando se é idoso ou mais débil, é necessário sublinhar que toda a vida é um dom de Deus, e em cuja defesa todos devem estar comprometidos.

Com particular responsabilidade este dever de defesa da vida cabe aos agentes de saúde, aos Capelães, aos Assistentes Espirituais e aos agentes de pastoral cuja missão especifica consiste em serem autênticos “ministros da vida” em todas as suas fases e, especialmente, naquelas que estão mais marcadas pela fragilidade e pela doença.

texto por Fernando d’Oliveira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES