Lisboa |
Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria
“Prossigamos com Maria como Imaculada Conceição”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, deixou um convite a ver Nossa Senhora como Imaculada Conceição. A celebração na Sé de Lisboa, no passado dia 8 de dezembro, ficou ainda marcada pela tomada de posse do novo Deão do Cabido, cónego Francisco Tito.

 

“Nos dias que vivemos e no Portugal que somos, prossigamos com Maria, nossa Mãe e Padroeira, como Imaculada Conceição. Mesmo que alguma vez nos sintamos pouco diante do mundo que nos toca de longe ou de perto, dos desafios que aí estão e incidem sobre realidades tão essenciais como os vínculos familiares, os ambientes educativos, as necessidades dos pobres e até a própria vida, da conceção à morte natural…”, salientou D. Manuel Clemente, na homilia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal.

Na Sé de Lisboa, no passado dia 8 de dezembro, o Cardeal-Patriarca lembrou depois que “Maria Imaculada era apenas uma jovem e estava só, naquele dia, mas acreditou em Deus e ofereceu Cristo ao mundo, sem mancha de dúvida que lhe ensombrasse a fé”. “E com Cristo a vida acaba sempre por se impor e a humanidade avança”, acrescentou. “Celebrar a nossa Padroeira é certamente ocasião de reforçarmos com ela a fé em Deus, a esperança no cumprimento dos seus desígnios e a caridade de os ativar desde já na redenção evangélica de tudo”, terminou D. Manuel Clemente, na celebração que ficou ainda marcada pela tomada de posse do novo Deão da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa, cónego Francisco José Tito Espinheira, de 63 anos.

 

Nova Imagem de Nossa Senhora de Fátima

A Sé Patriarcal de Lisboa recebeu uma nova Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi abençoada e coroada pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, na Solenidade da Imaculada Conceição. A nova Imagem é da autoria de Luciano Thedim, sobrinho do escultor José Thedim que deu forma à primeira representação de Nossa Senhora de Fátima, em 1920. A coroa, da autoria de Jorge Leitão, é do mesmo atelier onde, em 1942, foi concebida a coroa original de Fátima.

Organizada no âmbito do Centenário das Aparições em Fátima, esta foi uma iniciativa do cónego Carlos Paes, na altura Deão do Cabido da Sé, do cónego Luís Manuel, pároco da Sé, e de Francisco Noronha Andrade, da Associação Servitas.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES