Lisboa |
Presidente da República visita claustro da Sé de Lisboa
“Uma realidade surpreendente”
<<
1/
>>
Imagem

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou dia 18 de dezembro o claustro da Sé de Lisboa, onde ficou a conhecer o projeto de reabilitação daquele espaço. O início das obras está previsto para os primeiros meses de 2018.

 

Durante a visita, o Presidente da República inteirou-se do projeto que visa reabilitar o claustro e a criação de um núcleo museológico. “Não conhecia esta realidade que é surpreendente. Como é possível, num ponto tão historicamente relevante, encontrar um pouco de tudo da história de Lisboa: vias e habitações romanas, habitações muçulmanas? Há várias camadas da história neste quadrado que é único e que não se pode perder”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. Na companhia do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o chefe de Estado lembrou os tempos em que visitava anualmente a Sé de Lisboa, enquanto membro da Ação Católica, e lembrou uma das visitas ao claustro, realizada durante o funeral de D. António Ribeiro, em 1998.

O projeto de construção do núcleo museológico, cujo início está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, está agora sujeito a “questões meramente processuais” pelo Tribunal de Contas e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que, no entender de Marcelo Rebelo de Sousa, deverão ser ultrapassadas, de forma a não constituírem “uma perda para a cidade e para o país”. “É realmente um caso singular. Uma realidade que está estudada por arqueólogos, tem um projeto de um arquiteto, seguiu um determinado processo, tem meios – que é o mais difícil – tem fundos europeus e, ainda assim, corria-se o risco de se perder tudo isso, não se concretizando”, afirmou o Presidente da República, sublinhando o valor patrimonial e turístico da obra: “Não há nada como ver, no lugar, o que se passa. Nem quero imaginar o que isto vai ser turisticamente. Penso que vai ser um sucesso”.

texto e fotos por Filipe Teixeira
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES