Lisboa |
Presidente da República visita claustro da Sé de Lisboa
“Uma realidade surpreendente”
<<
1/
>>
Imagem

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou dia 18 de dezembro o claustro da Sé de Lisboa, onde ficou a conhecer o projeto de reabilitação daquele espaço. O início das obras está previsto para os primeiros meses de 2018.

 

Durante a visita, o Presidente da República inteirou-se do projeto que visa reabilitar o claustro e a criação de um núcleo museológico. “Não conhecia esta realidade que é surpreendente. Como é possível, num ponto tão historicamente relevante, encontrar um pouco de tudo da história de Lisboa: vias e habitações romanas, habitações muçulmanas? Há várias camadas da história neste quadrado que é único e que não se pode perder”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. Na companhia do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o chefe de Estado lembrou os tempos em que visitava anualmente a Sé de Lisboa, enquanto membro da Ação Católica, e lembrou uma das visitas ao claustro, realizada durante o funeral de D. António Ribeiro, em 1998.

O projeto de construção do núcleo museológico, cujo início está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, está agora sujeito a “questões meramente processuais” pelo Tribunal de Contas e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que, no entender de Marcelo Rebelo de Sousa, deverão ser ultrapassadas, de forma a não constituírem “uma perda para a cidade e para o país”. “É realmente um caso singular. Uma realidade que está estudada por arqueólogos, tem um projeto de um arquiteto, seguiu um determinado processo, tem meios – que é o mais difícil – tem fundos europeus e, ainda assim, corria-se o risco de se perder tudo isso, não se concretizando”, afirmou o Presidente da República, sublinhando o valor patrimonial e turístico da obra: “Não há nada como ver, no lugar, o que se passa. Nem quero imaginar o que isto vai ser turisticamente. Penso que vai ser um sucesso”.

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES