Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
O amor faz a diferença
<<
1/
>>
Imagem

Não se chama Jesus mas Bernardo. Maus tratos após o nascimento tornaram-no cego e incapaz de falar. “Será que podemos fazer a diferença? – perguntou o pai que se preparava para o adoptar. “Nunca sub-valorize o poder do amor” – respondeu o médico que o aconselhava.

O amor faz a diferença. Hoje, com 8 anos, o Bernardo dá alguns passos e é capaz de comer uma maçã. Mas, sobretudo, espalha amor à sua volta; provoca amor à sua volta. E vai transformando tantos.

O amor não é uma paixão romântica; não é um sentimento cego. É este acontecimento que vai transformando as vidas, aos poucos; que nos vai tornando mais humanos e mais unidos, mais próximos uns dos outros e de todos, e de Deus.

O amor é vida de Deus em nós. Que se vai comunicando, alargando de um modo imparável. Fazendo carne, vida. Que nos vai tornando mais semelhantes a Deus.

O amor é esta criança, este Jesus que nasce numa manjedoura, no meio de animais, mas acolhido pelo amor de uma família, de um homem e uma mulher que lhe permitiram ser carne, verdadeiro Homem. Melhor: foi Ele a unir José e Maria.

“Nunca sub-valorize o poder do amor”. Lá fora o mundo mata, faz guerras, lança boatos, divisões. O mundo acusa e condena. Mas o amor continua a comunicar-se e a fazer a diferença.

Ele chama-se Francisco, José ou Bernardo, Maria, Teresa ou Madalena… Poderá ter (tem!) tantos nomes e rostos, mas chama-se sempre e apenas Jesus. E nasce – nasce em cada momento –, derruba fronteiras e muros. E abre os corações empedernidos. Torna-os capaz de amar. E transforma e faz a diferença em nós e à nossa volta.

“Nunca sub-valorizes o poder do amor”!

A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES