Lisboa |
Missa de sufrágio pelas vítimas dos incêndios
“Reedificar como sociedade mais integrada”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa mostrou-se solidário para com os familiares, vizinhos e amigos das vítimas dos incêndios. Numa Missa na Igreja de Santa Maria de Belém, D. Manuel Clemente alertou ainda para a necessidade cuidar do ambiente.

 

No Mosteiro dos Jerónimos, no passado dia 20 de dezembro, na Missa de sufrágio pelas vítimas dos incêndios, o Cardeal-Patriarca priorizou a reedificação de uma sociedade que garanta “um mundo melhor, para o futuro de todos”. “Ainda mais do que reconstruir edifícios, temos agora de nos reedificar como sociedade mais integrada, da cidade ao campo e do litoral ao interior. Reordenando o que for preciso reordenar, acompanhando quem temos de acompanhar, sanando o que mais urgir, tanto na saúde das pessoas como nas feridas que abrimos ou deixámos abrir no fundo, à superfície e na atmosfera da terra de nós todos”, referiu.

Esta celebração foi promovida pelo Movimento de Cidadania Mundial dos Direitos Humanos e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, e do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que concelebrou, e homenageou também os bombeiros. “Sufragando tantas vítimas de tão grandes incêndios; agradecendo a solidariedade ativa dos que salvaram vidas e haveres; e desses e doutros que entretanto se juntaram para uma reconstrução que não sofre improvisos nem demoras, façamos agora o que devíamos ter feito já, no sentido duma sociabilidade nova e do respeito pelo mundo natural que o Criador nos confiou. Regressando ao Evangelho desta Missa, há dois mil anos Deus recriou o mundo com o ‘sim’ de Maria. Que o nosso ‘sim’ o garanta melhor para o futuro de todos!”, desejou D. Manuel Clemente.

foto por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES