Vocações |
Da Palavra Nasce a Vocação
Maria, mãe de Jesus
<<
1/
>>
Imagem

A história de Nossa Senhora começou de forma simples e discreta numa pequena aldeia da Galileia, há pouco mais de dois mil anos. Apesar das insistentes profecias acerca da vinda de um Messias libertador e salvador que alimentaram a esperança do Povo de Deus durante muitos séculos, nada fazia prever que fosse tão longe o mistério de uma virgem que viria a ser mãe. Somente a bondade de Deus, que sente o coração transbordar de amor e misericórdia pelo seu povo, permite aquilo que mais ninguém poderia realizar: a encarnação de Jesus no seio virginal de Maria. Somente um coração puro e generoso poderia aceitar confiante tão grande desafio: serás a mãe do Filho de Deus.

A partir desse grande dia, muda a história de uma mulher anónima para que possa mudar o futuro de uma humanidade inteira. O Senhor já a tinha cumulado de graças e privilégios; ela era já a cheia de graça, escondida e ignorada, mas torna-se a serva do Senhor, que os Céus e a Terra virão a conhecer, a exaltar e a amar acima de todas as criaturas, não por si, mas por causa d’Aquele que sempre exalta os humildes.

A mais bela história começa em Nazaré da Galileia, onde Maria dá o seu sim confiante no momento da anunciação; tem o seu momento alto em Belém da Judeia, onde Maria dá à luz o Verbo de Deus feito Homem; continua em Caná onde Maria intercede pelas necessidades de todos os homens; passa pelo Cenáculo de Jerusalém, onde Maria, discípula da Igreja nascente, recebe o dom do Espírito Santo; culmina no calvário, junto à cruz, onde Maria recebe os discípulos por filhos e se torna a Mãe universal.

Desde o momento em que o discípulo João a recebe em sua casa, que é a casa da Igreja, nunca mais os discípulos deixaram de a receber e a Igreja passou a ser definitivamente a sua casa. Com Maria, a Igreja reza, canta, espera, ama e adora o Deus Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santificador. Com Maria, discípula, os cristãos sentem-se amparados e encorajados para seguir o único Senhor. Ao longo destes dois mil anos, numa tradição ininterrupta, o Povo de Deus não cessou de reconhecer em Maria, a Mãe de Jesus Cristo e a sua própria Mãe. Ela não acompanhou somente os passos de Jesus, mas esteve presente em todos os momentos da vida dos cristãos.

 

Excerto do prefácio “Maria - Homilias, Orações, Discursos” (Bento XVI), K Editora

 

_______________


Testemunho

Chamo-me Madalena Alves Lopes, nasci a 24 de dezembro e num certo dia, no lance do olhar sobre Lucas 1, 26-39, aconteceu que, dum certo marasmo interior eu passei ao encantamento inesperado.  

Citando - “Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia.”

Ao destacar certas Palavras, quero realçar o que verdadeiramente move as entranhas, não só de Maria, mas de qualquer pessoa que é tomada de assombro pelo Deus da Vida.

Num tempo e numa cultura muito determinada, Deus irrompeu para devolver a Maria a consciência de ser tomada para SER parte com Deus.   

Foi nesse tempo e é hoje, que Deus toma de assombro para chamar a tomar parte Consigo.

Para além da perturbação, do medo e da insegurança, o que é tão natural, há também a certeza interior de que essa é a experiencia do AMOR. Quem poderá dizer que do AMOR pode prescindir? É uma lógica do AMOR, radicalmente diferente daquela a que nos habituamos a pensar muito naturalmente.

Muito possivelmente, esse é o motivo do marasmo interior de que falei. Eu era dada ao questionamento da vida. Para que nascemos? Qual o sentido da nossa vida? E sobretudo deixava-me interpelar pela sequência existencial, que se repetia sem surpresas: nasce-se, cresce-se, tira-se um curso ou não, casa-se e morre-se.  Dei por mim a ficar desencantada com a vida tão repetitiva, sem o tom da liberdade e abertura para a surpresa da vida, que essa sim, me fascinava.

É esta experiência de Maria que se tornou paradigmática na minha busca de Deus, desde que tenho consciência de buscar Deus, nos contornos do meu quotidiano.

Deus vai onde Maria está; Deus vem aos contextos da nossa vida. Tomando-nos de assombro, nunca mais alguma coisa fica igual. Fica uma consciência acrescentada pela experiência da pequenez e do olhar míope, por vezes desfocado dos desígnios de Deus.

Do medo, das dúvidas e sobretudo das resistências pessoais, Deus faz passar de um olhar míope a um olhar de miragens, para ver de novo todas as coisas, pessoas, relações, conflitos, pobrezas, fomes e sedes. Para daí se partir em direção às “Isabéis” que também foram tomadas de assombro e conceberam, por obra e graça do Espírito, a Vida que é de Deus.

 «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra e… pôs-se a caminho». A confirmação de que é Deus a tomar a criatura, é que ela fica conhecedora do que é em si mesma: pouco, nada, serva. Só Deus é tudo e de quem tudo nos resta esperar.

Também, no pós concepção de um AMOR deste tipo, surgiram umas “Isabéis” com quem já partilho a vida muito para além de três meses. É uma vida! E com Deus, espero ser até Ele nos chamar a permanecer juntas. Essas são as Filhas do Coração de Maria. Têm a sua génese em plena Revolução Francesa, 1790. Não usam qualquer sinal distintivo, nem têm apostolado próprio. Caracteriza-as a abertura aos sinais dos tempos e uma atitude de discernimento permanente para encontrar as prioridades de cada momento e circunstância, para assim responderem aos apelos de Deus e da Sua Igreja. 

 

Madalena Lopes (FCM),

Diretora da Residência Universitária Domus Nostra

 

_______________


Geocaching Vocacional

Família Missionária Apóstolos da Palavra

A Família Apóstolos da Palavra é uma congregação missionária ao serviço da Igreja Católica, fundada a 2 de Julho de 1978 pelo Pe. Flaviano Amatulli Valente na Diocese de Santo André Tuxtla, Veracruz (México). Neste momento esta congregação está presente em 18 países em todo o mundo como o México, Itália, Cabo Verde, Argentina, Brasil, Guatemala, Chile, Equador, Costa Rica e entre outros. Esta congregação de espírito pobre, servidor e humilde, tem como objetivo principal ajudar os católicos a viverem a sua fé em plenitude e com dignidade no mundo plural em que vivemos, marcados por uma forte presença dos grupos proselitistas que continuamente questionam aos católicos a sua religião com o intuito de alterá-la. Esta congregação está dividida por três grandes ramos: a Fraternidade Missionária onde fazem parte os Seminaristas, Irmãos Consagrados, Diáconos e Sacerdotes. O Instituto Missionário formado por mulheres focadas na vida apostólica como as Postulantes, Noviças e Consagradas. O Movimento Eclesial abrange os leigos que sejam solteiros ou casados. Fazem parte desta “família” Mulheres jovens que consagram toda a sua vida ao serviço da Igreja seguindo o estilo e os métodos de evangelização da comunidade missionária. Depois de um período de formação específica, fazem a promessa de pobreza, castidade e obediência. A sua principal caraterística é a vida em comunidade. Da Fraternidade Missionária “Apóstolos da Palavra” fazem também parte sacerdotes, seminaristas, e irmãos consagrados. Normalmente a sua atividade é dar seguimento da formação permanente à Família Missionária e atender as paróquias mais necessitadas e afastadas da fé de Cristo. Esta família tem como base espiritual a Bíblia pois segundo o Pe. Flaviano, a Bíblia “É a fonte máxima da minha inspiração, a fonte inesgotável, onde encontro todo o necessário para minha vida de Fé, é a estrela que guia os meus passos ao encontro do Senhor”.

 

Contactos

Missão Portugal

Rua Moradias da Serra lote 19-A
2560-237 Varatojo | Torres Vedras
Telefone: 261326614
Telemóvel: 960250012
E-mail: missao@apostolosdapalavra.pt

 

_______________


Aconteceu

Durante as férias de Natal aconteceram o Estágio e o Campanário do Pré-Seminário, no Seminário de Penafirme, e também os Luzeiros de Natal, na Quinta das Tílias, em Belas.

Nestes Luzeiros – Campos Vocacionais para Raparigas, houve tempo para catequeses e brincadeira, para trabalhos e oração, para convívio e serviço, tudo para as 14 participantes de várias paróquias da nossa Diocese, conhecerem e reconhecerem o Verbo que se fez carne na vida do mundo, na vida quotidiana, na intimidade do coração e na Igreja, e aprenderem a responder-Lhe com generosidade!

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES