Lisboa |
São Mamede da Ventosa
Celebração de Natal com os mais sós
<<
1/
>>
Imagem

A Paróquia de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, acolheu pela primeira vez a ‘Celebração de Natal com os mais sós’, organizada dia 30 de dezembro pela LIAM – Liga Intensificadora da Ação Missionária e que contou com a colaboração do grupo de jovens da paróquia e o apoio do pároco, padre Paulo Antunes. “O principal objetivo desta ação foi o de proporcionar àqueles que experimentam o sentimento da solidão no seu dia-a-dia um momento de convívio saudável e de partilha fraterna a custo zero”, frisa um testemunho, enviado ao Jornal VOZ DA VERDADE.

 

___________________

 

Celebração de Natal com os mais sós – São Mamede da Ventosa

No passado dia 30 de Dezembro de 2017 realizou-se pela primeira vez na paróquia de São Mamede da Ventosa a “Celebração de Natal com os mais sós”, uma iniciativa organizada pela LIAM – Liga Intensificadora da Acção Missionária – que contou com a colaboração do Grupo de Jovens e o apoio incondicional do Prior Pe. Paulo Antunes.

O principal objectivo desta acção foi o de proporcionar àqueles que experimentam o sentimento da solidão no seu dia-a-dia, um momento de convívio saudável e de partilha fraterna a custo zero. O maior desejo do grupo era de que as pessoas aderissem e aproveitassem ao máximo tudo aquilo que havia para desfrutar. Conto agora na primeira pessoa um pouco do que se passou, pois não encontro melhor forma de exprimir o entusiasmo vivido pelo grupo que não através de um testemunho vivo.

Era necessário por mãos à obra e ir ao encontro dos irmãos, bater à porta de cada um em particular e convidá-los a virem fazer a festa connosco. Não nos disseram que não. Que alegria puder perceber a ânsia de todos os nossos convidados para que aquele último sábado do ano finalmente chegasse. Para muitos deles foi a única festa de Natal a que tiveram direito. Tudo foi pensado ao milímetro, não queríamos que ninguém ficasse de fora por motivo algum, foi por essa razão que desde o início nos comprometemos a transportar todos até ao salão paroquial e posteriormente levá-los até suas casas. Acreditamos que este pequeno grande pormenor foi o responsável pela significativa adesão ao evento – cerca de 70 inscrições.

O programa estava dividido em três momentos fulcrais: a celebração da eucaristia às 16h30, o jantar natalício às 18h00 e um momento de descontracção onde tiveram lugar peças de teatro cómicas e alguns cantares alusivos à época natalícia. No final foram distribuídas lembranças por todos os presentes.

Como se pode imaginar, não tivemos mãos a medir e não poucas vezes sentimos o receio de que alguma coisa pudesse falhar a apoderar-se de nós, mas a força do Espírito Santo não nos deixou esmorecer, pelo contrário, encheu-nos de coragem e ainda enviou mais alguns pares de mãos para podermos dar conta do recado. Desde já, aqui fica o nosso agradecimento ao Grupo de Jovens de São Mamede por ter animado a missa e ajudado de forma decisiva em todas as frentes com que nos deparámos: desde o elenco para as peças de teatro até às intermináveis pilhas de loiça para lavar. Muito obrigado a todos quantos se voluntariaram!

Antes de partirem para os seus lares, foi muito tocante observar sorrisos rasgados e olhares de profunda gratidão que se despediam de nós já com um espírito totalmente renovado, transformado por Nosso Senhor Jesus Cristo, que se serviu de nós como instrumentos da sua paz, realizando por intermédio do nosso trabalho estas maravilhas.

Sem dúvida que esta iniciativa nos deu uma grande lição: a Missão vive paredes meias connosco, é preciso treinar o olhar e abrir o coração para realizar os desígnios de Deus, é preciso encontrar Jesus no próximo! Que a chama deste entusiasmo de viver uma Fé activa jamais se apague em nós, com a LIAM “Mais e melhor Missão!”

 

texto por Joana Carvalho

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES