Lisboa |
Dia do Consagrado
“Deixemos transparecer a luz”
<<
1/
>>
Imagem

Na Festa da Apresentação do Senhor, O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes, convidou os consagrados a deixarem-se iluminar por Cristo e a não esconderem “debaixo do ‘alqueire’” a Sua luz.

No passado dia 2 de fevereiro, Dia do Consagrado, na Sé de Lisboa, o Bispo Auxiliar  D. Joaquim Mendes, exortou os consagrados a entregarem as suas vidas a Cristo. “Deixemo-nos amar por Ele. Confiemos nele. Entregámos-lhe as nossas vidas e Ele confiou-nos o Evangelho para viver, anunciar, testemunhar. Como Maria, José, os Pastores, os Magos, Simeão e Ana recebamo-lo como a ‘luz das nações’, falemos dele, mostremo-lo na nossa vida, deixemos transparecer a luz que recebemos dele. Não a escondamos debaixo do ‘alqueire’ das nossas comunidades, mas, a partir delas, façamos que esta luz se torne cada vez mais transparente, mais forte, mais luminosa, de modo que irradie na Igreja e no mundo”, desejou D. Joaquim Mendes, na homilia da celebração.

Perante os fiéis, o Bispo Auxiliar de Lisboa citou São João Paulo II para destacar a atualidade da Vida Consagrada para toda a Igreja: “a vida consagrada diz respeito a toda a Igreja (…) está colocada mesmo no coração da Igreja, como elemento decisivo para a sua missão (…); a função de ajuda e apoio exercida pela vida consagrada à Igreja não se restringe aos tempos passados, mas continua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do Povo de Deus, porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão. (...) A Igreja necessita da contribuição espiritual de uma vida consagrada e vigorosa” (J. Paulo II, Vita Consecrata, n.3). “Tornemos mais visível o dom da vida consagrada na Igreja e no mundo,

para que ela possa ser sinal vivo de Cristo ressuscitado e atrair para Ele todos aqueles que o buscam na noite da vida, e são muitos”, concluiu D. Joaquim Mendes.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES