Lisboa |
Visita Pastoral às paróquias da Silveira e São Pedro da Cadeira
“Sede uma igreja de portas abertas”
<<
1/
>>
Imagem

Durante a Visita Pastoral à paróquia da Silveira, na Vigararia de Torres Vedras, D. Joaquim Mendes desafiou os cristãos a abrirem as “portas do coração” para acolherem e oferecerem a todos o amor de Deus. Na mesma semana, D. Nuno Brás visitou a paróquia de São Pedro da Cadeira, na mesma Vigararia.

Inauguração de novas salas de catequese, visitas às escolas e aos lares. As visitas pastorais às paróquias da Silveira e São Pedro da Cadeira, acompanhadas pelos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás, respetivamente, terminaram no Domingo, dia 4 de fevereiro. Na homilia da Missa de encerramento da Visita Pastoral à paróquia da Silveira, situada a cerca de 13 quilómetros da cidade de Torres Vedras, D. Joaquim Mendes deixou um convite à comunidade: “Sede uma igreja de «portas abertas», não somente as portas do templo, mas as portas do coração, para acolher e oferecer a todos o amor de Deus, o Evangelho, e a vida em Cristo. Fazei-a crescer sempre mais, para enriquecerdes os outros com ela”.

 

Envolvimento

Da visita de cinco dias, que começou a 30 de janeiro, o pároco de São Pedro da Cadeira, padre José Pereira, faz um balanço positivo. “É sempre bom ter connosco o senhor Bispo. Há 25 anos que não havia nada do género na paróquia”. Também o pároco da Silveira, cónego Alfredo Cerca, destaca o envolvimento da comunidade. “É muito importante o testemunho próximo e alegre deixado por D. Joaquim Mendes. As pessoas sentiram-se ouvidas”, conta ao Jornal VOZ DA VERDADE. A Visita Pastoral ficou também marcada pela inauguração de novas salas de catequese, na Silveira. “O novo espaço chama-se Casa dos Pastorinhos de Fátima, porque foi construído no ano da canonização de Francisco e Jacinta e no ano em que se comemorou o centenário das aparições. Tem seis salas, cada uma delas com o nome de um apóstolo ou de um evangelista, e um salão que ocupa o sótão do edifício”, diz o cónego Alfredo Cerca.

No último dia da Visita Pastoral, D. Joaquim Mendes apelou ao cultivo da relação entre a paróquia e a família: “a transmissão da fé pressupõe que os pais vivam a experiência real de confiar em Deus, de o procurar, de o invocar, de lhe rezar, de viver no seu amor e à luz da sua palavra”. E constatou: “É belo descobrir a beleza da Igreja nesta diversidade de dons e de serviços, que são expressão da solicitude de Jesus e da sua missão continuada hoje por vós”.

No ano em que a Diocese de Lisboa tem como tema pastoral “Da Palavra Nasce a Fé”, o Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes voltou a frisar a importância do tema. “Somos convidados a uma renovada atenção à Palavra de Deus, a uma renovada atenção a Jesus que vem ao nosso encontro com a sua palavra, passa hoje pelos caminhos da nossa vida, convidando-nos a escutá-lo e a segui-lo, a sair de nós, do conforto das nossas comunidades e a ir a «outros lugares» e às «povoações vizinhas», para transmitir a palavra que recebemos dele, e que Ele quer que chegue a todos”, frisou.

 

----

Cardeal-Patriarca reuniu com empresários da Vigararia de Torres Vedras

No âmbito da Visita Pastoral à Vigararia de Torres Vedras, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, reuniu com os empresários daquela Vigararia, no passado dia 31 de janeiro, em Ponte do Rol.

 

----

 

Paróquias de A-dos-Cunhados, Vimeiro, Monte Redondo e Maxial recebem Visita Pastoral

As paróquias de A-dos-Cunhados, Vimeiro, Monte Redondo e Maxial recebem, até este Domingo, 11 de fevereiro, a Visita Pastoral dos Bispos Auxiliares de Lisboa. A Visita Pastoral à Vigararia de Torres Vedras tem como tema “Palavra e Missão” e decorre entre 14 de janeiro e 11 de março.

 

texto por Ana Catarina André; fotos por Jornal Badaladas
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES