Lisboa |
Eutanásia
Médicos católicos contra proposta para legalização da eutanásia
<<
1/
>>
Imagem

A Associação de Médicos Católicos Portugueses (AMCP) opõe-se à proposta de lei a favor da legalização da eutanásia em Portugal, apresentada no sábado, 3 de fevereiro, pelo Bloco de Esquerda.

Em comunicado, a Associação de Médicos Católicos Portugueses alerta para os riscos da eventual aprovação da proposta do Bloco de Esquerda, porque “afetará gravemente a relação médico-doente e destruirá a própria medicina”. “Não há qualquer legitimidade ética para se aprovar uma lei cuja aplicação criará uma desconfiança generalizada na relação médico-doente, isto porque, o poder de provocar ou antecipar a morte de alguém, ainda que a pedido do próprio, vai contra a própria medicina; é um poder que inevitavelmente destrói a medicina", escreve a AMCP.

Lembrando que “a medicina apoia a sua prática no diagnóstico e no tratamento das doenças, no alívio do sofrimento dos doentes, sempre com a finalidade de defesa da vida humana”, a AMCP não tem dúvidas: “Se admitirmos a eutanásia”, então “a relação de confiança médico-doente”, que “é a base da medicina”, será “destruída”.

O comunicado termina sublinhando que "nenhuma circunstância ou ideologia poderá apagar do espírito humano a certeza de que a eutanásia - ou o suicídio assistido - não pode ser considerada um ato clínico, já que não se destina a aliviar ou a curar uma doença, mas sim a pôr termo à vida do paciente".

texto por Renascença
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES