Lisboa |
Jesuítas em Portugal
Ponto SJ: o novo portal dos jesuítas
<<
1/
>>
Imagem

Os Jesuítas em Portugal acabam de lançar o Ponto SJ (www.pontosj.pt), um novo portal destinado a promover o debate no espaço público. Esta nova ferramenta digital proporcionará um espaço de reflexão e comentário sobre temas da atualidade, em áreas como a Política, a Educação, a Justiça, a Cultura e a Fé.

O Ponto SJ contará com o contributo de diversos cronistas, entre os quais, Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Quevedo, Sara Rodi, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, Alfredo Teixeira, P. Gonçalo Portocarrero, P. Nuno Amador e Irmã Irene Guia. Entre os colaboradores que escreverão regularmente no Ponto SJ estão também vários jesuítas, como Nuno Tovar de Lemos, Francisco Mota, Bruno Nobre ou Andreas Lind. Assumindo o vínculo à tradição cristã e à Companhia de Jesus, o Ponto SJ procurará fazer a ponte com outras esferas da sociedade, algumas das quais mais distantes da Igreja, promovendo um clima de encontro e de troca de opiniões. "Vivemos um tempo em que a possibilidade de diálogo aberto e construtivo, capaz de assumir positivamente a pluralidade, está afetada pelo uso de uma linguagem populista, extremada e excessivamente identitária, que impede a escuta e a disponibilidade para compreender a posição do outro", afirma o padre José Maria Brito, diretor do Ponto SJ, acrescentando que "são necessários espaços que promovam “um clima temperado”, em que seja possível conversar e olhar para a realidade com largueza de horizonte e espírito crítico".

Os artigos de opinião, escritos por mais de 35 colaboradores regulares, serão disponibilizados diariamente no portal dos jesuítas, em www.pontosj.pt e podem ser acompanhados também nas redes sociais. Além da reflexão, o Ponto SJ terá também uma componente informativa, divulgando as diferentes propostas e atividades feitas pelas instituições da Companhia de Jesus, sejam centros universitários, casas de espiritualidade, colégios, paróquias ou organizações de cidadania e intervenção social.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES