Lisboa |
Jovem de Lisboa participa na reunião pré-sinodal, em Roma
“Contribuir para o caminho que a Igreja vai tomando”
<<
1/
>>
Imagem

Paroquiano de Carcavelos, Tomás Virtuoso, de 24 anos, vai participar um Roma, de 19 a 24 de março, na reunião pré-sinodal dos jovens, como representante do Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS). “É um ‘peso’ que me deixa muito alegre”, assegura ao Jornal VOZ DA VERDADE.


O Papa Francisco convocou jovens católicos, de várias confissões cristãs, de outras religiões e jovens não crentes, de todo o mundo, para participarem numa reunião preparatória da XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos 2018, em outubro, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. Esta reunião pré-sinodal vai-se realizar no Vaticano, de 19 a 24 de março, com cerca de 300 participantes, entre os quais o jovem Tomás Virtuoso, do Patriarcado de Lisboa. “É um grande ‘peso’ sentir a responsabilidade de perceber que o Papa, e a Igreja, pára para pensar sobre estes temas e quer trazer os temas importantes da juventude, e a forma como ela encara os desafios de hoje, para o centro da discussão”, aponta Tomás, mostrando-se consciente de que terá, “com certeza, um papel muito pequeno”, mas “de uma certa importância” na medida em que será chamado a dar a sua “opinião”. Tomás diz que este é “um ‘peso’” que o deixa “muito alegre”. “É uma oportunidade muito engraçada de poder ouvir pessoas de outros países, que têm formas diferentes de viver a fé, e ao mesmo tempo fico com o sentimento de estar a contribuir para a Igreja e para o caminho que a Igreja vai tomando”, aponta. O Papa vai também participar na reunião pré-sinodal dos jovens. Tomás refere que nunca teve a oportunidade de apertar a mão ao Papa Francisco, mas lembra que esteve bem perto do Sucessor de Pedro, em Fátima.

Mais velho de três irmãos, Tomás Virtuoso fez a licenciatura e o mestrado em Economia, na Universidade Católica, onde está, atualmente, a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia. Integrou a Missão País e é membro das EJNS desde 2010. “Portugal é, neste momento, o país do mundo em que as Equipas de Jovens de Nossa Senhora estão mais fortes, a crescer mais e cada vez mais dinâmicas. Fazia, por isso, sentido que fosse um jovem português a representar as Equipas”, explica.

Segundo um comunicado da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, “o Papa exprimiu o desejo que os jovens de todo o mundo estejam conectados durante esses dias e possam dialogar através da internet e das redes sociais na reunião pré-sinodal. O hashtag será #synod2018”.

 

____________


Portugal com mais dois representantes

Além de Tomás Virtuoso, o nosso país estará também representado na reunião pré-sinodal dos jovens por Joana Serôdio, de 30 anos, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal do Laicado e Família e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e por Rui Teixeira, também de 30 anos, como representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo.

texto por Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES