Bible Challenge |
Bible Challenge – nº22
Ana Pinho, professora aposentada
<<
1/
>>
Imagem
Video

Olá, sou a Ana Pinho e queria, em primeiro lugar, agradecer à Inês Nolasco ter-me desafiado para este Bible Challenge.

O texto que eu escolhi, porque significa muito para mim, é do Evangelho de São Lucas, do capítulo 19, o episódio do Zaqueu, que vai do versículo um ao dez. No entanto, a frase, o aspeto, que mais me toca é este: «Correndo à frente, subiu a um sicómoro para O ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: ‘Zaqueu, desce depressa, pois tenho que ficar em tua casa’. Ele desceu imediatamente e recebe-O cheio de alegria».

É este episódio, este bocadinho do Evangelho, que eu queria salientar porque acho que tem tudo a ver com a fé. Tem tudo a ver com aquilo que eu acho que a fé é para mim: é presença de Deus em mim e, todos os dias, Jesus me diz: ‘Quero ficar em tua casa’ e olha para mim, chama-me pelo meu nome, porque Jesus é assim: é pessoal, gosta de cada um de nós, da maneira como nós somos, sem se preocupar se nós fazemos asneiras, sem se preocupar com as nossas limitações. Por outro lado, Ele tem este efeito em nós que é dar-nos uma imensa alegria. Ao ser olhado por Jesus, ao sentirmo-nos olhados por Jesus, sentimos esta alegria que o Zaqueu sentiu e temos logo vontade de O acolher e de O receber em nossa casa. Quando fazemos isso, quando recebemos Jesus em nossa casa, quando O acolhemos, transformamo-nos, convertemo-nos e somos capazes de dar, somos capazes de perdoar, somos capazes de nos entregar aos outros, somos capazes de fazer o bem. É isso, muito, que eu acho que é ser cristão. É trazer Jesus connosco, é tê-lo presente sempre na nossa vida, na nossa vida concreta, porque Jesus é um Deus concreto, que atua na nossa vida do dia-a-dia. É trazê-l’O connosco e deixá-l’O atuar em nós, para que sejamos capazes de O levar aos outros.

Agora deixaria o desafio à minha amiga Clara Sequeira, para ela, também, dizer o que tem a dizer sobre a Palavra de Deus.


A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES