Lisboa |
Bênção de finalistas universitários, em Lisboa
“Cada um de vocês vai ser bênção de Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa incentivou os finalistas a serem “bênção de Deus” num “mundo imenso a preencher”. D. Manuel Clemente lembrou ainda a “realização justa da solidariedade para o bem comum”.

 

“Meus caros finalistas, gostava que tivessem presente que cada um de vocês vai ser bênção de Deus. Este é o significado desta celebração e das vossas vidas também a partir daqui”, realçou o Cardeal-Patriarca, na manhã do passado dia 19 de maio, na Alameda da Universidade, em Lisboa. Na homilia da celebração, D. Manuel Clemente observou ainda que, mais do que vir “pedir a bênção de Deus” para as suas vidas, agora cada um dos finalistas vai ser “bênção de Deus para a vida de muita gente”. “Há um mundo imenso a preencher com a bênção de Deus e essa tem o vosso nome, a vossa figura, é a vossa vida”, acrescentou, perante milhares de estudantes universitários.

Na celebração deste ano, que teve como lema-compromisso ‘Cuidar do Presente, Construir o Futuro’, retirado da carta do Papa Francisco aos jovens, o Cardeal-Patriarca não esqueceu quem se cruzou com os finalistas ao longo dos anos. “O que cada um ganhou ao longo do curso universitário, com o esforço de todos, professores, funcionários e alunos, a ajuda constante dos familiares e amigos, agora repercute-se na vossa vida para que cada um seja bênção de Deus para o mundo”, apontou, realçando a riqueza da variedade de cursos: “Nas nossas diversas escolas, aplicações do estudo, ciências e saberes, há uma manifestação dos dons de Deus, que são dados a cada um para que produzam muito fruto. Em tudo aquilo que é a aplicação humana da ciência e do saber, que seja realização justa da solidariedade para o bem comum, esse bem comum que é aplicação de todos nesse sentido”. Tal como em anos anteriores, os estudantes finalistas de cada curso ofereceram bens necessários a várias instituições diocesanas de cariz social.

Nesta celebração de bênção, a universitária Beatriz, do curso de Psicologia, fez a saudação e garantiu a disponibilidade dos finalistas. “Se, por um lado, agradecemos pelas vivências e memórias, por outro, é importante reconhecermos que a vida não é só receber e que, chega agora, a altura de começar a retribuir. É a altura de pormos ao serviço tudo aquilo que aprendemos e fomos construindo”, lembrou.

fotos por João Cláudio Fernandes

 

_________________

 

Organizada pelo CeUC – Pastoral Universitária de Lisboa, a bênção de finalistas foi transmitida em direto pelo site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), estando o vídeo disponível no Facebook (www.facebook.com/patriarcadolisboa). As fotos podem ser acedidas através do endereço www.flickr.com/patriarcadodelisboa.

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES