Lisboa |
I Encontro Vicarial de Leitores e Coros da Vigararia Lisboa IV
Vivência mais profunda da Liturgia
<<
1/
>>
Imagem

Foram 81 os participantes no I Encontro Vicarial de Leitores e Coros da Vigararia Lisboa IV, que decorreu no passado Domingo, 3 de junho, na Igreja de São João de Deus. O encontro pretendeu concentrar sinergias visando a vivência mais profunda da Liturgia na Vigararia.

 

Após o acolhimento, o padre Robson Cruz, vigário paroquial de São João de Deus, fez uma palestra sobre a Palavra de Deus na Liturgia, sublinhando a importância dos ministérios exercidos pelos leitores e cantores nas celebrações, tendo em conta o serviço ao Senhor, a sua comunicação digna e eficaz, e evitando tudo o que deles nos possamos dispersar.  Seguiram-se duas sessões paralelas, dirigidas a cada ministério, com apontamentos práticos para o seu exercício nas paróquias.

A sessão para coros esteve a cargo do maestro Luís Filipe Fernandes, do coro da Catedral de Lisboa, que enfatizou a importância da música sacra enquanto “verdadeira arte”, com qualidade e relevância no contexto litúrgico onde é executada. Sublinhou ainda a necessidade de se dar particular atenção ao canto da assembleia, fundamental para uma celebração solene e em verdadeira comunhão.

A sessão para leitores foi conduzida pelo padre Luís Leal, coordenador do sector vicarial de liturgia e pároco da Paróquia da Ameixoeira, e por Lina Fragoso, da Paróquia de São João de Deus e da equipa vicarial de liturgia. Abordaram-se diversos tópicos inerentes à preparação específica que os leitores devem atender e reter sobre os textos, a elaboração de escalas de leitores, os diferentes tempos litúrgicos das Celebrações e a correta perceção do espaço, da acústica e das condições sonoras das áreas litúrgicas.

texto e fotos por Pastoral Litúrgica da Vigararia IV de Lisboa
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES