Lisboa |
I Encontro Vicarial de Leitores e Coros da Vigararia Lisboa IV
Vivência mais profunda da Liturgia
<<
1/
>>
Imagem

Foram 81 os participantes no I Encontro Vicarial de Leitores e Coros da Vigararia Lisboa IV, que decorreu no passado Domingo, 3 de junho, na Igreja de São João de Deus. O encontro pretendeu concentrar sinergias visando a vivência mais profunda da Liturgia na Vigararia.

 

Após o acolhimento, o padre Robson Cruz, vigário paroquial de São João de Deus, fez uma palestra sobre a Palavra de Deus na Liturgia, sublinhando a importância dos ministérios exercidos pelos leitores e cantores nas celebrações, tendo em conta o serviço ao Senhor, a sua comunicação digna e eficaz, e evitando tudo o que deles nos possamos dispersar.  Seguiram-se duas sessões paralelas, dirigidas a cada ministério, com apontamentos práticos para o seu exercício nas paróquias.

A sessão para coros esteve a cargo do maestro Luís Filipe Fernandes, do coro da Catedral de Lisboa, que enfatizou a importância da música sacra enquanto “verdadeira arte”, com qualidade e relevância no contexto litúrgico onde é executada. Sublinhou ainda a necessidade de se dar particular atenção ao canto da assembleia, fundamental para uma celebração solene e em verdadeira comunhão.

A sessão para leitores foi conduzida pelo padre Luís Leal, coordenador do sector vicarial de liturgia e pároco da Paróquia da Ameixoeira, e por Lina Fragoso, da Paróquia de São João de Deus e da equipa vicarial de liturgia. Abordaram-se diversos tópicos inerentes à preparação específica que os leitores devem atender e reter sobre os textos, a elaboração de escalas de leitores, os diferentes tempos litúrgicos das Celebrações e a correta perceção do espaço, da acústica e das condições sonoras das áreas litúrgicas.

texto e fotos por Pastoral Litúrgica da Vigararia IV de Lisboa
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Joker, de Todd Phillips, é um filme sublime e perturbador. Sublime na lentidão certa com que nos dá...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Na Universidade diziam-nos que quando entra a Justiça, já não há Família. E por isso, o chamado...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES