Lisboa |
Ordenação episcopal de D. António Luciano, novo Bispo de Viseu
“Prioridades são oração e estar com as pessoas”
<<
1/
>>
Imagem

Nomeado Bispo de Viseu, D. António Luciano quer estar atento a todos, sobretudo aos jovens. Ordenação episcopal decorreu no passado Domingo, 17 de junho, na Sé da Guarda.

“Estou feliz porque vejo o povo de Deus feliz. As prioridades são oração e estar com as pessoas. Estamos a preparar o Sínodo dos jovens. Uma igreja sem jovens não é Igreja. A Igreja quer-se jovem com jovens e os menos jovens”, sublinhou o novo Bispo de Viseu, D. António Luciano, durante a sua ordenação episcopal, dirigindo palavras de agradecimento a todos os presentes e desejando “ousadia, renovação, força, coragem” para as dioceses de Viseu e da Guarda. “Um bem-haja sincero e beirão”, afirmou, após ter percorrido a nave central da Sé da Guarda, saudando todos os presentes.

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, diocese de onde é natural o novo bispo português, presidiu à celebração e lembrou que a Igreja não pode estar “à defesa”. “É para servir que o Senhor hoje te faz Bispo. Não queremos uma Igreja à defesa, mas sim uma Igreja empenhada em cumprir o sonho do Papa Francisco, colocando todas as suas capacidades mais ao serviço da evangelização do mundo atual do que da sua auto-preservação”, afirmou D. Manuel Felício. O Bispo da Guarda referiu, depois, na sua homilia, que é necessário continuar a “dar atenção aos pobres, aos atribulados, aos prisioneiros, aos cativos necessitados de libertação, aos que se encontram envolvidos pelo luto da dor”. “Cumpre-nos a obrigação de transformar as nossas múltiplas fragilidades em oportunidades para deixar brilhar em nós e em tudo o que fazemos a grandeza e a força do próprio Deus, única fonte de todo o bem que nós possamos realizar”, considerou D. Manuel Felício.

O Arcebispo primaz de Braga foi um dos bispos ordenantes – tal como D. Ilídio Leandro, antecessor do novo Bispo de Viseu – e realçou as qualidades do novo Bispo de Viseu. “Com certeza que a profissão que teve antes de entrar no seminário [enfermeiro] o poderá ajudar a ter um ministério de maior serviço e dedicação a todos, particularmente aos mais frágeis”, salientou D. Jorge Ortiga.

O novo bispo português nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi ordenado padre em 1985, tendo sido capelão no Hospital da Guarda e na Universidade da Beira Interior, onde foi professor, assim como na Universidade Católica, em Viseu. O início do trabalho pastoral de D. António Luciano na Diocese de Viseu vai ter lugar no dia 22 de julho.

fotos por Diocese de Viseu
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES