Lisboa |
Palácio Nacional da Ajuda
Os ‘tesouros’ das catedrais numa exposição
<<
1/
>>
Imagem

É uma exposição que reúne, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, as peças mais emblemáticas das catedrais de todo o país. Inaugurada no passado dia 26 de junho, a mostra ‘Na Rota das Catedrais: construções [d]e identidades’ é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, inserida no projeto ‘Rota das Catedrais’, e expõe 113 peças, provenientes de catedrais e igrejas de Portugal continental, Madeira e Açores. Os objetos expostos vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais.

Presente na inauguração, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou o significado destes monumentos: memória viva, a junção de culto e cultura. D. Manuel Clemente convidou, ainda, todos a visitar a exposição no Palácio da Ajuda, que vai ficar patente até 30 de setembro. Já diretora geral do Património Cultural, Paula Silva, considerou que as catedrais portuguesas têm um “conjunto de peças notáveis e um acervo artístico enorme”.

foto por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES