Lisboa |
Decreto do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Nomeações para o ano pastoral 2018-2019
<<
1/
>>
Imagem

DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.

 

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

O Bispo, princípio visível de unidade na sua Igreja, é chamado a edificar incessantemente a Igreja particular na comunhão de todos os seus membros, e destes com a Igreja universal, vigiando para que os diversos dons e ministérios contribuam para a comum edificação dos crentes e para a difusão do Evangelho (ApS, 8), até que todos tenham alcançado a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura, da plenitude de Cristo (Ef. 4, 13). Deve fazê-lo com amor de pai, do povo santo de Deus, juntamente com os presbíteros, colaboradores do Bispo no seu ministério, e com os diáconos (Pastor Gregis, 7).

Assim, para que os fiéis cresçam na santidade pela celebração dos sacramentos e vivam o mistério pascal (cf. cân. 387), HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

 

PÁROCOS

 

* P. Carlos Alexandre Alves Pinto, Pároco de São Pedro de Almargem do Bispo.

 

* P. Carlos Manuel Martins Marques, Pároco de Nossa Senhora do Amparo da Silveira, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* Mons. Duarte Nuno Queiroz de Barros da Cunha, Pároco de Santa Joana, Princesa, na Cidade de Lisboa.

 

* P. Faustino Tchitetele (MS) (moderador) e P. Lino Uhengue (MS), Párocos “in solidum” de São Leonardo da Atouguia da Baleia e de São Sebastião da Serra d’El-Rei, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. François Mbagnik Diouf, Pároco de Santo André da Cela, acumulando com o anterior ofício de Pároco de São Sebastião do Vimeiro.

 

* P. João Domingos Morais Braz, Pároco de São Vicente de Alcabideche, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Luís Javier Reyes Marzo (OSA), Pároco de Santa Iria da Azóia, observado o estabelecido no cân. 682 §1, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* P. Manuel Oliveira Marques da Silva (PSDP), Pároco de São José de Algueirão-Mem Martins – Mercês, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Mário Faria Silva, Pároco de São Silvestre de Unhos e de São José do Catujal, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* Cón. Mário Luís Henriques Pais, Pároco do Santíssimo Salvador do Bombarral, de Nossa Senhora da Purificação da Roliça e do Sagrado Coração de Jesus de Vale Covo, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Nelson Matias Pereira, Pároco de Nossa Senhora da Encarnação e São Domingos da Encarnação de Mafra, acumulando com o anterior ofício.

 

* P. Raimundo Sapalo Mangens, Pároco de São Pedro de Barcarena.

 

* Cón. Ricardo Jorge Alves Ferreira, Pároco de São Miguel e de Santo Estêvão, na Cidade de Lisboa, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Salvatore Forte, Pároco de São Gregório Magno do Bárrio, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Sérgio Bruno da Costa Mendes, Pároco de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Vasco Pinto de Magalhães (SJ) (moderador), P. João Norton de Matos (SJ) e P. Francisco Sassetti da Mota (SJ), Párocos “in solidum” de Nossa Senhora da Encarnação, na Cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682§1.

 

 

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

 

* P. Gaetano Catalano, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, de São Pedro e de São Sebastião de Peniche.

 

* P. Javier Madramany Villarubia (OSA), Vigário Paroquial de Santa Iria da Azóia, observado o estabelecido no cân. 682§1.

 

* P. João Luís Rodrigues Quintas, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, na Cidade de Lisboa.

 

* P. João Vieira Kakweya (PSDP), Vigário Paroquial de São José de Algueirão-Mem Martins – Mercês, observado o estabelecido no cân. 682§1.

 

* P. José Samir Quisoboni Benevides, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita, de São Tiago de Évora de Alcobaça e de Nossa Senhora da Conceição de Turquel.

 

* P. Paolo Lagatta, Vigário Paroquial de São Gregório Magno do Bárrio, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Tiago José de Quadros Esteves, Vigário Paroquial de Santa Maria dos Olivais e de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul.

 

* P. Zílio Tibério (OFM Conv.), Vigário Paroquial de São Maximiliano Kolbe e de Santa Beatriz da Silva, observado o estabelecido no cân. 682§1.

 

CAPELÃO

 

* P. António Manuel Alves Martins, Capelão da Igreja de Nossa Senhora da Bonança, ao Rato.

 

 

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2018, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

 

† MANUEL, Cardeal-Patriarca

 

L+S

 

Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias

Chanceler

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES